Brasil é o 2º país com maior número de roubos e perdas de dispositivos móveis

Por Redação | 08.10.2012 às 18:38
photo_camera UOL

A empresa de segurança F-Secure divulgou recentemente os resultados de uma nova pesquisa que mostra que o Brasil é o segundo país do mundo com o maior índice de roubos e perdas de dispositivos móveis, como smartphones e tablets.

O estudo consultou usuários de internet banda larga em 14 países diferentes e constatou que mais de 25% dos brasileiros afirmou já ter tido seu aparelho móvel furtado ou perdido. O resultado é muito maior do que a média mundial registrada de 11%.

Em primeiro lugar no ranking está a Índia, com 35%. Já o Japão é o país com menos incidência de furtos de eletrônicos no mundo, com apenas 2%. O país asiático é seguido pela Alemanha com 3% e a Finlândia com 4%.

A pesquisa da F-Secure ainda questionou os usuários sobre a frequência com que adquirem novos dispositivos. E neste quesito o Brasil sai na frente novamente, com 32% dos usuários afirmando que trocam de aparelho a cada dois anos e 35% dizendo que trocam pelo menos uma vez ao ano. Isso não é nada comum em países como Japão, com 4%, Alemanha, com 5% e Bélgica, com 7%.

Especialistas em segurança afirmam que o grande problema de ter o smartphone ou tablet roubado ou perdido é quando o usuário não efetuou o backup dos dados armazenados em sua memória como fotos, vídeos, mensagens e documentos. A F-Secure afirma que, para a segurança dos dados, os usuários deverão combinar recursos como antivírus e backup dos arquivos.