Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Review Midea Multi CookFryer | Uma air fryer que também é panela de pressão

Por| Editado por Léo Müller | 03 de Junho de 2022 às 15h34

Link copiado!

Review Midea Multi CookFryer | Uma air fryer que também é panela de pressão
Review Midea Multi CookFryer | Uma air fryer que também é panela de pressão

A Multi CookFryer é uma panela dois em um da Midea. Com as funções airfryer e panela de pressão em um mesmo produto, ela promete entregar praticidade para o dia a dia de pessoas que não tem muito tempo ou disponibilidade para cozinhar, além da falta de espaço no armário para guardar diversas panelas com funções diferentes.

É possível assar diferentes tipos de carnes, além de fazer o bom e velho arroz e feijão de todos os dias. Existem também modos pré-programados para alimentos mais específicos, como o cozimento de alimentos na técnica “sous-vide”, desidratação e até mesmo um modo para fazer iogurte.

Contudo, será que essa junção de dois produtos em um faz sentido no dia a dia? O desempenho é afetado por esse motivo? Pude testá-la por dois dias seguidos e venho trazer a minha opinião sobre ela. Confira em nossa análise.

Continua após a publicidade

Design e Construção

O design da Multi CookFryer é bem parecido com a maioria das panelas elétricas que encontramos no mercado. Ela tem dois recipientes antiaderentes com capacidades de até 6 litros na panela de pressão e de 4 litros para a fritadeira sem óleo. Seu preço aproximado é de R$ 1.100.

Continua após a publicidade

A versão que recebemos para testes é de 127 V, então atente-se a essa questão na hora da compra, já que não estamos falando de um produto bivolt. Outro ponto importante é referente à tomada. O conector de energia utilizado tem 20 A ao invés de 10A. Isso faz com que ele não se encaixe nas tomadas tradicionais, necessitando de uma tomada apropriada ou um adaptador nessa situação.

Seu corpo é feito em aço inox e plástico, com duas tampas independentes para cada uma das funções. Inclusive, há um encaixe localizado na alça direita do produto, para que uma delas fique lá enquanto não estiver sendo utilizada. Achei o encaixe firme e de boa qualidade no geral, passando segurança enquanto é usado.

Na parte da frente, fica localizado o painel com os botões e display, além dos modos que a CookFryer entrega, entre eles os de grelhar, assar, fritar, desidratar, entre outros. Por fim, são disponibilizadas a base para o cesto da fritadeira sem óleo, uma colher, um copo medidor e um copo para coletar a água durante o uso da panela de pressão.

Continua após a publicidade

Usabilidade e Desempenho

Para os testes, utilizei dois tipos de alimentos diferentes para averiguar a usabilidade e desempenho que a CookFryer entregava. Entre eles, a clássica batata frita congelada e outro alimento muito consumido pelos brasileiros, o feijão.

Sim, sei que pode parecer estranho, mas como estamos também falando de uma panela de pressão elétrica, quis testar um alimento muito utilizado em nossa cultura.

Iniciando pela batata, segui algumas recomendações que já fazia com a minha própria air fryer: deixei ela pré-aquecida por uns 15 minutos em 200 graus. Assim que finalizei esse processo, coloquei as batatas no cesto da fritadeira com a tampa apropriada para isso por mais 15 minutos na mesma temperatura e fechei o produto novamente para que ele começasse o cozimento.

Continua após a publicidade

Ao final do processo, as batatas estavam sequinhas e crocantes, o que demonstra a precisão da panela da Midea em relação à temperatura e o tempo de escolha, já que esse tipo de alimento costuma levar exatamente esse período para que esteja pronta para consumo.

Já ao utilizar a função pressão, resolvi fazer um feijão que, apesar de ser um alimento básico, é muito consumido nos lares e casas brasileiras. Para isso, eu fiz exatamente do mesmo jeito que sempre faço: deixei o feijão de molho na água quente até que ela esfriasse, despejei essa primeira água fora e repeti o processo. Ao todo, foram três horas de molho, aproximadamente.

Feito isso, coloquei ele na panela, cobri com água e utilizei a tampa específica para cozinhá-lo. No painel, eu escolhi a função “grãos” e apertei o botão para iniciar o cozimento. A CookFryer automaticamente já colocou o tempo de 40 minutos ao todo e assim o fiz, esperando o período passar.

Continua após a publicidade

Terminado o tempo, retirei a pressão da panela através do botão localizado na própria tampa e fui conferir o ponto de cozimento. Mais uma vez, obtive um resultado satisfatório. O feijão estava cozido no ponto, já que o grão estava firme, mas macio ao mesmo tempo. Bastou eu temperá-lo do meu gosto, cozinhar sem pressão por mais 15 minutos para incorporar os sabores e pronto, era só fazer um arroz, uma salada e um acompanhamento e comer tranquilamente.

Um detalhe diferente e importante sobre esse tipo de produto é que, diferentemente da panela de pressão tradicional, a elétrica não faz aquele “chiado” característico que estamos acostumados a ouvir. Ela é silenciosa do início ao fim do processo, sendo necessário somente retirar a pressão ao final do período de cozimento — através do botão que citei mais acima. Existe também um pino que indica quando ela está com e sem pressão, facilitando o manuseio e segurança.

Concluindo, posso afirmar que a Midea Multi CookFryer é uma excelente panela de pressão e airfryer, já que, apesar de existirem alguns pontos de melhoria, traz praticidade e segurança para o dia a dia.

Continua após a publicidade

Alguns detalhes poderiam ter sido mais bem pensados

Todavia, deixo algumas ressalvas que percebi durante o uso. Primeiramente, o dispositivo não dispõe de orientações impressas no corpo do produto ou algo do tipo, o que auxiliaria bastante no processo. Alguns indicativos de preparo de carne e outros alimentos, por exemplo, dispensaria a pesquisa pelo usuário.

Outra parte não tão positiva é a tampa exclusiva da airfryer. Por ser uma panela com abertura superior, a resistência fica localizada justamente nessa parte, o que pode ocasionar alguns acidentes e queimaduras caso quem esteja usando não fique atento a essa questão.

Continua após a publicidade

A forma de pegar o cesto da fritadeira também não é tão prático, apesar de ser disponibilizado dentro da caixa um pegador exclusivo para isso. Ele passa a sensação de que é muito frágil e insuficiente para alimentos mais pesados, além de necessitar de algum outro recipiente, como um prato ou alguma vasilha, para que não caia gotas de óleo ou outro resíduo no chão durante o transporte.

Ao fim de tudo, a sensação ao utilizar a função airfryer nesse modelo da Midea é que, apesar de existir, não é tão prático quanto uma panela feita somente para isso, já que a impressão passada é de que houve uma adaptação para que juntassem a fritadeira elétrica e a panela de pressão elétrica juntas.

Limpeza

A A limpeza da Multi CookFryer é bem simples de ser feita. No cesto da fritadeira sem óleo, basta esperar que ela esfrie para fazer a higienização com uma esponja macia e detergente. Não foi necessário fazer nenhum tipo de força ou esfregação mais consistente, já que tudo “despregou” facilmente de sua superfície.

Continua após a publicidade

A mesma questão ocorreu com o cesto da panela de pressão. Ambos possuem cobertura antiaderente, facilitando bastante a limpeza após o uso. Assim como no caso da cesta da airfryer, bastou uma esponja macia e sabão que tudo se resolveu.

Um adendo importante fica em relação às tampas da CookFryer, já que somente a tampa da panela de pressão pode ser lavada em água corrente, incluindo o pino de segurança e vazão do vapor.

Já a tampa da airfryer possui resistência elétrica em sua construção, impossibilitando essa mesma lavagem. Nesse caso, o máximo que aconselhamos é passar um pano levemente úmido para uma limpeza superficial.

Continua após a publicidade

Ficha Técnica

  • Peso: 7 quilos;
  • Dimensão fritadeira: 35,5 x 36 x 83 cm;
  • Dimensão panela de pressão: 29,5 x 36 x 89 cm;
  • Capacidade: 6 litros (pressão); 4 litros (airfryer);
  • Antiaderente;
  • Display digital;
  • 12 dispositivos de segurança;
  • Composição: metal, plástico e componentes eletrônicos;
  • Potência: 1500 W / 1350 W / Panela de pressão: 1100 W.

Concorrentes Diretos

Continua após a publicidade

Apesar de sempre apresentarmos um concorrente direto em nossas análises, a Midea Multi CookFryer é, atualmente, a única panela com as funções panela de pressão e fritadeira sem óleo à venda no mercado brasileiro.

Dessa forma, seria injusto com outras marcas e produtos apresentarmos alguma opção, já que nenhuma delas consegue substituir a CookFryer nessa situação. Existem alguns kits vendidos por outras fabricantes que englobam o conjunto das duas panelas, mas não uma única que faz as duas funções ao mesmo tempo.

Conclusão

A Multi CookFryer, da Midea, é realmente uma boa panela 2 em 1. A função air fryer e panela de pressão a transforma em um produto versátil e muito prático para ser utilizado diariamente, principalmente por entregar funções e características bem necessárias para o dia a dia.

Os dois alimentos que preparei ficaram exatamente no ponto, sem estarem cozidos demais ou crus, demonstrando que o desempenho da CookFryer é preciso e seguro. A quantidade de receitas pré-programadas também é bem interessante, apesar de eu ter sentido falta de mais orientações nesse quesito.

Todavia, preciso dizer que senti falta de um cesto de airfryer maior, bem como que essa função fosse mais bem pensada para a panela. O fato dele só ter 4 litros impossibilita o preparo de alimentos maiores, como algumas peças de carne para assar, por exemplo.

Tirando esses pequenos detalhes, a Multi CookFryer entrega boa usabilidade e praticidade, ajudando quem precisa de uma panela mais segura para cozinhar em casa.