Publicidade

Review JBL Live Free NC+ | É confortável, mas falta volume

Por| Editado por Léo Müller | 23 de Setembro de 2021 às 17h40

Link copiado!

Ivo/Canaltech
Ivo/Canaltech

Os fones JBL Live Free NC+ chegaram ao mercado com recursos que prometem entregar melhorias positivas na experiência auditiva dos usuários.

As características visuais familiares fazem do produto uma opção atrativa. Porém, o principal diferencial dos acessórios — o cancelamento ativo de ruído (ANC) — não funciona da maneira esperada, algo que deixa os fones abaixo das nossas expectativas.

Quer saber se as limitações do recurso influenciam na possibilidade de compra? Confira na análise completa.

Prós

Continua após a publicidade
  • Som com boa nitidez;
  • Melhorias nos graves;
  • Carregamento sem fio;
  • Compatibilidade com Google Assistente e Alexa;
  • Aplicativo para controle de recursos.

Contras

  • Volume abaixo do esperado;
  • ANC abaixo da expectativa;
  • Área sensível ao toque pouco funcional.

Confira o preço atual do JBL Live Free NC+

Continua após a publicidade

Design

O design dos Live Free NC+ lembra bastante os Galaxy Buds+. Os fones da JBL têm um formato que se encaixa facilmente nas orelhas, além da fabricante fornecer três opções de borrachas para isolamento passivo do som.

  • Dimensões: 1,4 x 2,2 x 1,8 cm (cada fone); 6,2 x 3,8 x 4,4 cm (estojo);
  • Peso: 7 g (cada fone); 40 g (estojo);

Além desses acessórios, a marca entrega na embalagem dos produtos dois pares de arestas removíveis, que têm como propósito melhorar a fixação dos fones nas orelhas. Na prática, isso ajuda a dar mais conforto no uso diário, e facilita o encaixe em diferentes usuários.

Continua após a publicidade

Quem tem interesse em usar os Live Free NC+ para trabalhar ou estudar por longas horas, conseguirá ter uma boa experiência com os fones. Na parte interna, eles têm um sensor de presença inteligente.

Essa ferramenta ajuda a detectar quando os acessórios são removidos da orelha, encerrando a reprodução do som para evitar o gasto desnecessário de bateria, e isso influencia diretamente na autonomia.

Eles também possuem seis conectores — três em cada fone — para se ligarem ao estojo de carregamento com facilidade. Na parte externa está a área sensível ao toque, em que diversos comandos podem ser realizados.

Continua após a publicidade

O case tem se parece um pouco com aquele disponibilizado no JBL Tune 115TWS. Porém, é notório que essa versão do estojo é menor e mais leve, e isso ajuda no transporte em bolsas e bolsos.

Na parte frontal estão as luzes para indicar a capacidade do case, mostrando quando os fones estão em processo de recarga, e até mesmo o momento em que é necessário plugá-lo no carregador.

A parte traseira traz a entrada USB-C para conectar o cabo de carregamento — que está incluso na embalagem —, e o botão para resetar os fones de ouvido.

Continua após a publicidade
Particularmente, eu gostei bastante dos JBL Live Free NC+, pois me proporcionaram um conforto acima das expectativas para um modelo no formato intra-auricular. Além do mais, o tamanho compacto do case chama a atenção por facilitar o transporte. O botão de reset é outro ponto que ajuda muito na formatação dos fones, porque faz o processo ser mais simples do que em outros fones de ouvido.

Em relação ao conteúdo da embalagem, é importante destacar tudo que a JBL disponibiliza na caixa do Live Free NC+. O aspecto que chama a atenção é a forma de abertura dela e organização dos conteúdos em compartimentos, pois demonstra um cuidado da marca em dar um aspecto mais premium ao produto.

Além dos fones e do estojo de carregamento, o usuário vai encontrar diversos manuais de instrução para ajudar a usar melhor os comandos dos fones, bem como conectar com a assistente pessoal do smartphone.

Qualidade do áudio

Continua após a publicidade

A qualidade sonora dos JBL Live Free NC+ dá a eles um grande destaque dentro dessa linha, pois é uma experiência de áudio interessante, mesmo que seja dentro das expectativas para um modelo de sua faixa de preço.

O grave característico da JBL está mais presente nesse aparelho, apesar de não ter a mesma potência vista em outros fones da marca. Porém, o som é muito nítido, independentemente do ritmo em execução.

Contrariando a linha Tune, o Live Free NC+ não tem um volume muito alto. Em 50%, a maioria das músicas exige um aumento para que a percepção de tons e instrumentos musicais seja maior.

Ao ouvir músicas de rock, por exemplo, foi necessário colocar os fones em 70% para identificar melhor os instrumentos e compreender melhor o vocal. Em ritmos mais brandos — como Lo-fi — foi preciso colocar os Live Free NC+ em 100%.

Continua após a publicidade

Por não acontecerem distorções, foi possível ouvir nesse volume sem enfrentar incômodo nos ouvidos. Porém, é complicado pensar que a qualidade esperada pelo usuário só será alcançada ao usar o som no máximo constantemente.

De modo geral, a qualidade de áudio dos JBL Live Free NC+ me agradou bastante. A empresa conseguiu fazer um ótimo trabalho no ajuste sonoro desses fones, tornando a experiência de uso realmente prazerosa. Se o volume não fosse mais baixo do que o esperado, ele seria o melhor fone até R$ 1.000 à venda aqui no Brasil.

A qualidade sonora dos JBL Live Free NC+ é muito boa. Eu fiquei admirada com a clareza do som nesses fones, pois dá para sentir que diversos aprimoramentos foram realizados para que a reprodução não apresente ruídos, independentemente do volume alcançado.
Continua após a publicidade

O principal diferencial dos JBL Live Free NC+ é o cancelamento ativo de ruído — ANC —, que permite o bloqueio de sons externos para dar uma imersão maior. Entretanto, esse recurso não dá um isolamento ativo dentro do esperado para o uso diário, e muito som externo é ouvido com facilidade, mesmo em volumes mais altos.

O recurso ainda traz como ponto negativo o fato de não ser ativado nos fones da maneira ilustrada no manual e na caixa dos acessórios. Isso porque a área sensível ao toque depende da configuração no aplicativo para celular. Dessa forma, há a obrigatoriedade da instalação desse app para que a experiência de uso melhore.

Bateria e conectividade

Continua após a publicidade

Os JBL Live Free NC+ são conectados ao celular ou computador via Bluetooth. Porém, no smartphone a empresa disponibiliza o recurso de pareamento rápido — Fast Pair —, no qual o sistema identifica automaticamente os fones ao abrir o case.

Além dessa funcionalidade, é possível realizar a conexão no formato padrão. Outra opção que pode — e deve — ser utilizada é o aplicativo “My JBL Headphones”, pois traz diversas funcionalidades que ajudam a aprimorar a experiência de uso.

Entre os recursos presentes no app está a opção que permite ativar o cancelamento de ruídos. Também há opções para permitir uma sincronia maior entre áudio e vídeo, reduzindo a latência para que não ocorram atrasos entre as imagens na tela do celular e o som. Essa função também serve para evitar delay em jogos, facilitando o uso dos aparelhos nas jogatinas.

O “My JBL Headphones” também oferece aprimoramentos no áudio para as músicas ficarem ainda melhores. É possível aproveitar equalizações personalizadas com o intuito de adaptar os fones ao tipo de sonoridade preferida do usuário, baseando-se em modelos pré-definidos ou em um ajuste totalmente adaptado.

Continua após a publicidade

Outro destaque dos JBL Live Free NC+ está relacionado com as opções de assistente pessoal suportadas. Além de ser compatível com Google Assistente (Android), Siri (iPhone) e Cortana (Windows), os fones também podem fazer uso da Alexa.

Quando o celular possui o aplicativo Amazon Alexa instalado, assim que os fones são conectados ao aparelho, aparece uma notificação para que o usuário escolha sua assistente pessoal favorita para uso dos comandos.

Dessa forma, é possível controlar diversas opções de rotinas com o auxílio dos fones de ouvido, integrando os acessórios ao ecossistema Alexa, ou Google, dependendo da escolha.

Os JBL Live Free NC+ têm a opção de carregamento rápido e sem fio, que são capazes de garantir até 7 horas e 50 minutos de autonomia ao ouvir músicas no Spotify com o volume em 50%.

Além da carga presente nos fones, o estojo possibilita que os acessórios alcancem uma capacidade total de 21 horas.

Ficha técnica

  • Dimensões: 1,4 x 2,2 x 1,8 cm (cada fone); 6,2 x 3,8 x 4,4 cm (estojo);
  • Peso: 7 g (cada fone); 40 g (estojo);
  • Impedância: 16 Ohms;
  • Resposta de Frequência: 20 Hz – 20 kHz;
  • Conexão: USB-C;
  • Bateria: 50 mAh (cada fone); 300 mAh (estojo);
  • Bluetooth: 5.1

Concorrentes diretos

Entre as opções que existem no mercado nacional, a melhor alternativa aos JBL Live Free NC+ são os Samsung Galaxy Buds Pro. Os fones TWS da sul-coreana trazem recursos semelhantes ao modelo da empresa laranja.

Apesar de pertencerem ao mesmo grupo corporativo — a Samsung comprou a dona da JBL em 2016 — o Buds Pro entrega melhorias no equilíbrio de frequências, com graves mais presentes e opções de equalização mais avançadas.

Os Buds Pro também têm cancelamento ativo de ruído, mas pode ser ajustado diretamente nos fones, sem depender de uma configuração prévia no aplicativo, como acontece no Live Free NC+.

Além disso, para quem tem celular da marca, a sincronização com o modelo Buds Pro é muito maior por criar um “ecossistema Samsung”, e isso influencia diretamente na experiência e no recebimento de atualizações para aprimoramento do áudio.

Em complemento a todas essas características, os Galaxy Buds Pro já podem ser encontrados em diversas varejistas com um valor abaixo do cobrado pelos Live Free NC+. Dessa forma, comprar a alternativa da Samsung por um valor abaixo de R$ 900 é garantia de uma ótima aquisição.

Conclusão

Os JBL Live Free NC+ têm muitas características que chamam a atenção dos usuários, como cancelamento ativo de ruídos (ANC), aplicativo para controle de recursos, equalização personalizada, áudio de boa qualidade, compatibilidade com Google Assistente, Alexa e muito mais.

Porém, a necessidade de instalar o app “My JBL Headphones” para configurar o ANC para acionamento via toque em um dos fones, ou até mesmo ativar diretamente no aplicativo é um grande ponto negativo para os fones TWS que custam quase R$ 1000.

O volume do som também deixa a desejar, principalmente por saber que a JBL tem opções mais baratas que entregam áudio mais alto, mesmo que não tenha a mesma qualidade. A empresa fez um bom trabalho no conforto dos Live Free NC+, mas essas características positivas não são suficientes para que eles sejam a melhor opção de compra.

Por isso, quem quiser comprar fones TWS de boa qualidade, com ativação do ANC de maneira independente do app e que entrega um som tão nítido quanto os aparelhos da JBL, é melhor adquirir os Galaxy Buds Pro.

Gostou do JBL Live Free NC+ Então, confira a oferta que separamos para você no link abaixo:

Se preferir o Samsung Galaxy Buds Pro, confira o link com os fones em oferta abaixo: