Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Qual é a diferença entre cancelamento de ruído e isolamento de som?

Por| Editado por Wallace Moté | 15 de Maio de 2024 às 19h00

Link copiado!

Divulgação/Sony
Divulgação/Sony

O fone de ouvido é um acessório indispensável para muitas pessoas que buscam momentos de concentração para realizar suas tarefas no dia a dia, seja trabalho, estudo ou apenas laser, de forma mais eficiente, e a característica de redução de barulho pode estar no topo da sua lista de prioridades. Por conta disso, o Canaltech te explica qual é a diferença entre cancelamento de ruído e isolamento de som.

Cancelamento de Ruído

O Cancelamento Ativo de Ruído, ou ANC (Active Noise Cancellation, em inglês), é uma tecnologia que utiliza microfones e processadores de som para capturar e analisar o ruído do ambiente em que o usuário está.

Continua após a publicidade

Com base nessa análise, o fone de ouvido emite ondas sonoras inversas que neutralizam os sons indesejados no local. Esse processo é conhecido como interferência destrutiva e permite que o usuário se concentre no áudio que deseja ouvir, sem ser perturbado pelo barulho externo.

O ANC também garante maior conforto de uso prolongado, uma vez que o volume da música ou podcast não precisa estar sempre no máximo pela diminuição do barulho externo.

Principais características do Cancelamento Ativo de Ruído

  • Utiliza microfones externos para captar ruídos e gera uma onda contrária para cancelar o barulho;
  • Funciona melhor contra sons repetitivos e constantes, como o barulho de um avião, motores ou ar-condicionado;
  • Requer energia adicional, o que pode reduzir a duração da bateria dos fones.
Continua após a publicidade

Isolamento de Som

O isolamento de som, por outro lado, é uma solução de cancelamento de ruído passivo que utiliza as borrachas de silicone nas pontas dos fones de ouvido ou almofadas ao redor da orelha em headphones para melhor desempenho de diminuição do barulho ambiente.

Ele depende do design físico do fone de ouvido para bloquear a entrada de sons externos e não oferece isolamento sonoro tão eficiente quanto o Cancelamento Ativo de Ruído.

Continua após a publicidade

Principais características do isolamento de som

  • Utiliza bloqueio físico como pontas de silicone ou almofadas para isolar o ruído ambiente;
  • É menos eficaz que fones com ANC, mas oferecem diminuição considerável no barulho externo;
  • Não requer energia adicional, o que pode ser uma vantagem em termos de duração da bateria.

Quando usar cada tecnologia?

A escolha entre cancelamento de ruído e isolamento de som depende muito do ambiente e das necessidades do usuário.

Continua após a publicidade

O Cancelamento Ativo de Ruído é ideal para viagens de avião, trens e ônibus ou mesmo para treinar em uma academia barulhenta, onde o ruído de fundo está sempre presente e permite isolamento mais eficiente sem que você precise aumentar o volume. Também é recomendado para durante trabalho ou estudo, visto que seu isolamento permite que você foque ainda mais nas tarefas.

Já o isolamento de som é recomendado para caminhadas ou uso em ambientes pouco barulhentos, além de se destacar por proporcionar melhor qualidade sonora para audiófilos, uma vez que não existem processamento adicional que pode interferir na experiência de som.

A grande maioria dos fones de ouvido e headphones com Cancelamento Ativo de Ruído oferecem isolamento de som para melhor desempenho, mas nem todos os modelos com isolamento de som (como pontas de silicone ou almofadas) possuem suporte para ANC.

Continua após a publicidade

Para mais dicas de produtos, continue acompanhando o Canaltech e fique por dentro das principais novidades do mundo da tecnologia!