Publicidade

Como consertar um fone de ouvido que só funciona um lado

Por  • Editado por Wallace Moté | 

Compartilhe:
Ivo Meneghel Junior/ Canaltech
Ivo Meneghel Junior/ Canaltech

Uma das falhas mais comuns em fones de ouvido é a interrupção no funcionamento em um dos lados do acessório. Na maioria das vezes, o problema está localizado em alguma peça interna do produto, mas em alguns passos é possível descobrir se não há nenhuma configuração de sistema que impeça a operação normal.

Em qualquer situação que envolva problemas com fones de ouvidos (ou outros tipos de cabos), é importante estabelecer o que está com defeito. Ou seja, se as falhas acontecem por causa dos acessórios, ou mesmo dos dispositivos em que eles estão conectados.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Fazer esse tipo de avaliação é relativamente fácil: basta testar o fone de ouvido em outro dispositivo, como o celular de um familiar ou outro aparelho que tenha a entrada correspondente. Da mesma forma, verificar o funcionamento de outros fones no mesmo smartphone inicial também é um método igualmente eficiente.

Caso o problema esteja realmente no dispositivo, algumas ações principais podem ser tomadas.

Ajustar os lados do fone no Android

Mesmo em interfaces montadas por diferentes marcas, o sistema Android permite o ajuste de volume dos dois lados de um sistema estéreo. É comum que a configuração venha de fábrica com equilíbrio no lado direito e esquerdo, mas alguma ação anterior pode ter alterado este padrão.

Na OneUI da Samsung, por exemplo, é possível alterar aos ajustes com alguns passos simples:

  1. Dentro da bandeja de aplicativos, encontre o menu de ajustes;
  2. Na parte inferior da lista de configurações, a opção de “Acessibilidade” deverá ser selecionada;
  3. A próxima tela mostrará uma série de configurações, que incluem a parte de “Melhorias de audição”. Selecione-a;
  4. Ao final do próximo menu, o controle deslizante deve ficar exatamente na posição central.

Mesmo que os termos utilizados possam mudar de acordo com a marca do celular, o caminho costuma ser bastante semelhante. Além dos ajustes de lado, também é possível ativar o áudio mono para testar se o lado defeituoso volta a funcionar.

Continua após a publicidade

Ajustes no Windows

Baixe o driver de áudio mais recente

Os drivers são programas pequenos responsáveis pela comunicação do software com o hardware. Sem eles, nenhum componente funcionará corretamente. Desse modo, se o driver do seu computador estiver apresentando algum problema, instalar a versão mais recente poderá resolver essa falha. Prefira sempre fazer o download dos arquivos através do site oficial indicado pelo fabricante do produto, assim haverá um risco muito menor da sua máquina ser infectada com um vírus, por exemplo.

Caso você não possua nenhuma placa de som dedicada instalada em seu computador, o áudio é processado por uma placa embutida diretamente em sua placa-mãe. Dessa forma, para baixar o driver de áudio mais recente, você deverá acessar o site da fabricante da sua placa-mãe e buscar pelo modelo exato que está instalado em sua máquina.

Continua após a publicidade

Depois disso, haverá uma seção ou aba chamada "Drivers" ou "Downloads". Nessa página, você deverá procurar pelo driver de áudio e instalá-lo em sua máquina. Preste atenção apenas para qual versão do Windows o programa foi desenvolvido. Caso baixe um driver que não seja compatível com a versão do seu sistema operacional, o software nem sequer vai ser instalado. Outro ponto que merece atenção é a data de publicação do driver. Baixe sempre o que tiver a data mais recente.

Se estiver com dificuldades para encontrar os drivers da placa-mãe, faça uma pesquisa no Google. Os primeiros resultados deverão transferi-lo diretamente à seção específica no site da fabricante.

Use o driver genérico do Windows

O Windows tem vários drivers genéricos que funcionam para a maioria dos usuários. Caso você seja um usuário doméstico comum e não use os recursos avançados de sua placa de som, muitas vezes apenas o driver genérico pode funcionar. Porém, para utilizá-lo, é necessário desinstalar o driver dedicado.

Continua após a publicidade

Para fazer isso, siga os passos a seguir:

  1. Você deve usar a combinação das teclas "Windows + X" e escolher a opção "Gerenciador de dispositivos";
  2. Uma janela pequena então vai se abrir. Procure pela opção "Controladores de som, vídeo e jogo" e clique sobre a seta ao lado esquerdo do título. Novos itens vão surgir. Clique então sobre o dispositivo de áudio com o botão direito e selecione a opção "Desinstalar";
  3. Passo 3. Depois reinicie o computador e verifique se o problema foi resolvido.

Configurações de volume

Continua após a publicidade

Outro motivo que pode causar esse problema é que o Windows pode estar configurado de forma errada apenas para saída de som por um dos dois lados. Para fazer essa verificação:

  1. Clique com o botão direito sobre o ícone de alto-falante, que está localizado no canto inferior direito da tela ao lado do relógio do Windows. Em seguida, selecione a opção "Abrir o mixer de volume";
  2. Dentro do menu de configurações, encontre o fone de ouvido na lista de dispositivos de emissão de som, e selecione-o clicando acima do nome ou na seta ao lado.
  3. Na próxima tela, as configurações de volume em cada canal estarão disponíveis logo abaixo do volume geral do equipamento.

Problemas na porta P2

Continua após a publicidade

Se um dos lados dos fones de ouvido não emite áudio com determinado dispositivo, mas funciona normalmente em outros, é possível que o problema esteja no conector P2 (ou 3,5 mm) dele. Caso se trate de um celular ou notebook, uma visita a um assistência técnica poderá fazer com que a situação seja resolvida com alguma facilidade.

Um sinal típico de mau contato em portas físicas acontece quando pequenas movimentações nas conexões fazem com que o som seja emitido por frações de segundo. Por isso, vale a pena forçar levemente a ponta P2 para os lados, enquanto ela está conectada à entrada correspondente.

Falhas em componentes internos dos fones

Em outros casos, é possível que componentes internos tenham falhado: é bastante comum que os fios dos fones tenham defeito, especialmente em modelos mais baratos ou de marcas pouco conhecidas. Entretanto, peças como drivers também estão sujeitas a problemas diversos.

Continua após a publicidade

Neste caso, não há muito o que fazer, além da troca por um fone de ouvido novo. Este tipo de produto não costuma ser feito com reparos extensos em mente, nem aqueles feitos por profissionais técnicos — por conta disso, o simples fato de abrir os fones para acesso ao ambiente interno pode causar outras falhas irreversíveis.

Problemas de pareamento em fones sem fio

Alguns modelos de fones de ouvido sem fio podem apresentar instabilidades no pareamento, inclusive entre os dois lados do produto. Caso o problema persista depois de algumas tentativas de conexão, uma alternativa é o reset aos padrões iniciais do produto.

Continua após a publicidade

Dessa forma, todas as informações de pareamento serão deletadas, inclusive algum ajuste que pode estar causando o problema. A reconfiguração dos fones de ouvido sem fio podem ser realizadas de maneira diferente em cada modelo, mas em geral o processo costuma exigir que o usuário pressione um botão físico presente na capa protetora, por alguns segundos.

Outra situação que pode acometer os fones sem fio é a falta de carga na bateria. Caso um dos lados não seja mais capaz de segurar a bateria, provavelmente também é uma situação que exige a troca do produto por um novo.