"Bolha de som" promete revolucionar fones de ouvido com cancelamento de ruído
Por Bruno Bertonzin • Editado por Léo Müller | •
Um grupo de cientistas da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, desenvolveu um novo sistema que promete revolucionar como os fones de ouvido com cancelamento de ruído (ANC) e som ambiente funcionam. Batizado de “Sound Bubble” (ou “Bolha de som”), a tecnologia promete unir os dois modos para permitir conversas mais claras em ambientes barulhentos.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Consumidores já não temem comprar na Black Friday, diz Google
- iPhone nos EUA pode ficar tão caro quanto no Brasil; entenda
De forma mais resumida, essa tecnologia cria uma bolha de som ao redor do usuário para definir quais sons serão cancelados e quais serão destacados. Assim, ela mantém todo o som dentro da “bolha” e anula o restante, que está fora do raio do fone de ouvido. Isso é particularmente útil, por exemplo, para conversas em restaurantes ou locais muito barulhentos.
Mas a “Bolha de Som” não é um dispositivo propriamente dito, mas sim uma tecnologia que pode ser aplicada pelas fabricantes de fones de ouvido. E isso é o que torna essa novidade tão promissora.
A Bolha usa um conjunto de seis microfones que são conectados a uma rede neural. Essa rede, por sua vez, é a maior responsável por identificar e definir o que está perto e o que está longe do usuário, para anular ou amplificar os sons corretos.
No vídeo abaixo, é possível ver como é o funcionamento da Bolha de Som. As imagens mostram a aplicação em ambientes bem barulhentos. É possível notar também o comportamento da bolha ao identificar o que está dentro e fora dela. Quando uma mulher que está fora se aproxima dos usuários, o sistema já reconhece automaticamente sua voz e passa a amplificá-lo também. Assista:
Até o momento, porém, essa é uma tecnologia em desenvolvimento e não está disponível para venda. No entanto, é bem possível que ela passe a ser implementada amplamente devido ao seu caráter promissor em melhorar o funcionamento de fones de ouvido com ANC e Som Ambiente.
Fonte: Washington University