Publicidade

"Bolha de som" promete revolucionar fones de ouvido com cancelamento de ruído

Por  • Editado por Léo Müller |  • 

Compartilhe:
Reprodução/Universidade de Washington
Reprodução/Universidade de Washington

Um grupo de cientistas da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, desenvolveu um novo sistema que promete revolucionar como os fones de ouvido com cancelamento de ruído (ANC) e som ambiente funcionam. Batizado de “Sound Bubble” (ou “Bolha de som”), a tecnologia promete unir os dois modos para permitir conversas mais claras em ambientes barulhentos. 

De forma mais resumida, essa tecnologia cria uma bolha de som ao redor do usuário para definir quais sons serão cancelados e quais serão destacados. Assim, ela mantém todo o som dentro da “bolha” e anula o restante, que está fora do raio do fone de ouvido. Isso é particularmente útil, por exemplo, para conversas em restaurantes ou locais muito barulhentos. 

Mas a “Bolha de Som” não é um dispositivo propriamente dito, mas sim uma tecnologia que pode ser aplicada pelas fabricantes de fones de ouvido. E isso é o que torna essa novidade tão promissora. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A Bolha usa um conjunto de seis microfones que são conectados a uma rede neural. Essa rede, por sua vez, é a maior responsável por identificar e definir o que está perto e o que está longe do usuário, para anular ou amplificar os sons corretos. 

No vídeo abaixo, é possível ver como é o funcionamento da Bolha de Som. As imagens mostram a aplicação em ambientes bem barulhentos. É possível notar também o comportamento da bolha ao identificar o que está dentro e fora dela. Quando uma mulher que está fora se aproxima dos usuários, o sistema já reconhece automaticamente sua voz e passa a amplificá-lo também. Assista:

Até o momento, porém, essa é uma tecnologia em desenvolvimento e não está disponível para venda. No entanto, é bem possível que ela passe a ser implementada amplamente devido ao seu caráter promissor em melhorar o funcionamento de fones de ouvido com ANC e Som Ambiente. 

Fonte: Washington University