Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Análise | Poly Voyager Focus UC, um headset corporativo descoladão

Por| 06 de Fevereiro de 2020 às 14h00

Link copiado!

Luciana Zaramela/Canaltech
Luciana Zaramela/Canaltech

Quem acompanha o Canaltech já está ligado nos reviews de áudio — principalmente de fones de ouvido — que a gente faz por aqui. Mas, hoje, o produto que vamos analisar é um pouquinho diferente: um headset voltado para a galera que precisa estar focada em chamadas do dia a dia enquanto trabalha. E, de quebra, quer as mãos livres para digitar no teclado ou caminhar pelo escritório enquanto realiza outras tarefas.

Voltado para um público que varia entre o secretariado, profissionais de call centers, executivos que sempre têm um call a marcado em suas agendas e, claro, jornalistas, o Voyager Focus UC é um pareceiro que busca trazer o melhor de dois mundos: música com qualidade e voz cristalina para que a reunião ou as chamadas fluam sem gargalos. Nós testamos o aparelho e contamos, agora, o que achamos dele.

Design & Ergonomia

Continua após a publicidade

Para um dia a dia cheio de ligações feitas e recebidas, a primeira coisa que todo profissional quer em um headset é conforto e boa ergonomia. Isso, aliás, é a principal característica deste modelo da Poly (fusão entre a Plantronics e a Polycom). Completamente sem fios, o Voyager Focus UC conta com conectividade Bluetooth para você fazer e atender suas chamadas com total liberdade e praticidade, sem ficar com a cabeça doendo por sustentar um fone durante horas no escritório.

Construído de plástico e metal e revestido por um material sintético que imita um couro fininho, o Voyager Focus é leve, bonito e bastante confortável. Ele é praticamente todo preto, exceto por alguns detalhes em vermelho no arco e na haste do microfone e, claro, pela armação e detalhes metálicos que compõem um visual bastante profissional e discreto. E é levinho, também: com seus 115 gramas, você mal vai perceber que está com um desses na cabeça.

O arco é extremamente flexível e, para dar mais conforto, é duplo: a parte mais externa é uma armação metálica leve e fácil de manusear, enquanto a parte inferior, que fica em contato com a cabeça, é bem mais macia e serve como uma espécie de amortecimento: ela é composta por um arco de plástico bastante maleável, revestido por um material macio, que, em contato com a cabeça, não incomoda os carecas (sim, testamos isso também), não puxa os cabelos dos cabeludos e não esquenta o topo da cabeça. Para quem tem o cabelo muito liso, no entanto, pode ser que o fone escorregue caso a pessoa movimente muito a cabeça e acabe caindo. Aconteceu aqui.

Continua após a publicidade

As conchas são muito macias e confortáveis, recheadas com espuma de memória e revestidas com o mesmo material do arco. O headset é suprauricular e tem, além da flexibilidade do arco, uma leve articulação na região das conchas — muito embora não seja dobrável. De um lado, há uma haste estilo boom que traz, internamente, o microfone. E o legal é que você pode escolher de que lado prefere usá-lo, direito ou esquerdo, já que o headset não tem inscrição L/R e é reversível, isto é, a haste gira tanto para frente, como para trás, deixando o usuário livre para escolher onde quer posicionar o microfone: do lado direito ou esquerdo da boca, ou em posição neutra, paralela ao arco, quando não estiver conversando em chamadas.

Na face externa das conchas, tanto de um lado quanto de outro, há alguns comandos e botões (sobre os quais falaremos a seguir), todos construídos em plástico emborrachado e muito fáceis de manusear, tanto intuitiva quanto fisicamente.

Controles

Continua após a publicidade

O Voyager Focus UC é fácil de "decifrar", já que os controles são bastante intuitivos e básicos. Em uma das conchas, você tem um botão que ativa o comando de voz de seu celular (se pareado ao smartphone, seja ele Android ou iOS), que também serve para atender e desligar chamadas. Nesse mesmo lado está a haste giratória do microfone, o botão liga/desliga (que faz o pareamento Bluetooth), o botão Mudo e os conectores micro USB e de contato para carga, tanto cabeada quanto no dock.

Na outra concha, temos o botão ANC (isso mesmo, para cancelamento ativo de ruído), um dial retrátil para aumentar e diminuir o volume e os tradicionais botões para reproduzir, avançar, retroceder e pausar músicas. Todos os botões são físicos, fáceis de encontrar e de apertar.

Conectividade

Continua após a publicidade

O modelo utiliza Bluetooth 4.1 para se conectar a aparelhos móveis ou computadores, e, inclusive, suporta até dois dispositivos ao mesmo tempo, como seu celular e o computador, por exemplo. Além disso, a Poly garante um alcance é de até 30 metros usando o dongle — o suficiente para você se levantar da sua workstation e pegar um cafezinho enquanto aguarda na linha ou está plenamente ativo em um call. Nos nossos testes, sentimos o primeiro repique na ligação com menos 10 metros dentro do escritório, no entanto, mas com o headset pareado com o iPhone.

Um pequeno dongle USB precisa ser espetado no computador, caso você queira usar o headphone pareado no Mac ou PC, com ou sem usar um celular ao mesmo tempo. É como aqueles receptores para mouse USB, pequenos e discretos, mas que ocupam uma das portas do computador se você quiser que a conexão seja feita por lá. Existe também uma porta micro USB para você plugar o fone direto no computador e carregar a bateria. Algo "chato" nisso tudo é ocupar duas portas do computador caso você queira usar tanto o dock de carga quanto parear o dispositivo com seu PC/Mac. Talvez seja melhor deixar a base ligada na tomada, com um carregador de celular, por exemplo.

Hoje em dia, computadores mais modernos nem trazem mais a porta USB, e se trazem, são em pouca quantidade. O Mac usado nos testes tem apenas duas portas USB, que foram ocupadas só com o Voyager Focus (dongle + dock de carga). É bom levar isso em conta caso queira usar o aparelho com um notebook desses mais novos.

Continua após a publicidade

Sentimos falta de uma conectividade cabeada, e de fato não existe uma saída P2 para usar o fone no modo passivo, principalmente em casos de falta de bateria ou de uma necessidade maior por qualidade no som.

Bateria

No modelo que foi enviado ao Canaltech, além da entrada micro USB para carregar o modelo diretamente plugado em um computador ou mesmo em um carregador de celular compatível (ligado na tomada), veio também um dock de carga (também cabeado via USB) para você repousar os fones sobre a mesa enquanto eles se recarregam. O aparelho é estiloso e funcional, principalmente para quem gosta de um toque mais tech sobre a mesa. Basta espetá-lo no computador ou em uma tomada até que a bateria esteja completamente carregada — e isso irá acontecer quando os quatro LEDs se acenderem no fone.

A Poly assegura que essa bateria dura até 12 horas em conversação (10 com ANC ligado) e até 15 horas apenas em audição (12 com ANC ligado).

Continua após a publicidade

E um lembrete importante: o Voyager Focus UC não tem auto-desligamento. Se você deixar o fone sem uso por um longo período sobre a mesa, e não no dock, não se esqueça de desligá-lo: caso contrário, a bateria vai ser consumida até o fone desligar sozinho e ficar sem carga quando você precisar dele na manhã seguinte. Aconteceu aqui também.

Assistente de voz

Também dá para acessar o Google Assistente ou a Siri, se você usar Android ou iPhone, diretamente pelo headset. Basta pressionar o botão de chamada (do lado do microfone) e fazer perguntas e pesquisas ao assistente no seu celular. Já no computador, esse recurso não funcionou nos nossos testes (com a Siri no macOS Catalina).

Continua após a publicidade

Áudio

Sabemos que o headset da Poly não é um fone de ouvido voltado especificamente para pessoas que querem curtir um som enquanto trabalham, mas sim um headset corporativo para profissionais que precisam de clareza em suas chamadas. Então, vamos fazer uma breve análise de áudio voltada para música, já que o maior enfoque aqui é mesmo sobre ligações telefônicas, VoIP ou PABX.

Para quem quer curtir um sonzinho entre um call e outro, o dispositivo surpreende por trazer drivers que entregam bons resultados musicais. Como ele é um aparelho voltado à fala e a conversações, as frequências agudas são diferenciadas, para dar mais naturalidade, presença e brilho à voz humana. O aparelho traz componentes de alta qualidade, o que faz dele um dispositivo premium, com bastante definição em voz.

Continua após a publicidade

Você deve estar pensando: mas se o fone não tem inscrição L/R e pode ser usado de qualquer lado, isso não vai prejudicar minha experiência stereo ao ouvir música? A resposta é: não! A Poly pensou direitinho nisso ao construir o headset e colocar o microfone reversível. Se você bota o fone na cabeça e gira a haste para frente, automaticamente o aparelho vai detectar que lado é o esquerdo e que lado é o direito — afinal de contas, ninguém usa o microfone com o boom direcionado para a nuca, não é mesmo?

Fizemos um sound test sem tirar o fone da cabeça, apenas girando o microfone para frente e para trás e percebemos que o efeito panorâmico mudou de lado. Se você deixar o mic na posição neutra, o Voyager Focus vai interpretar a última posição que você usou e direcionar os efeitos de L/R com base nela. Se estiver "trocado", basta girar o microfone para frente e sentir o fone "destrocar" os dois canais enquanto você escuta a música. Bem legal, mesmo.

Em termos de qualidade sonora musical, a surpresa que tivemos ao ouvir música nele foi realmente boa. Você pode curtir seu som favorito enquanto trabalha, sem distorções nem frequências discrepantes, o que é algo bem bacana em fones de conferência: afinal, você não vai precisar ficar trocando de fones e usando um para ligações, outro para música. Ele faz as vezes de um dois em um.

Continua após a publicidade

Não espere muita pressão em graves. Aliás, nem em médios: apesar destas frequências entregarem bons resultados para músicas e serem o grupo mais abrangente para a voz humana, abusar dela não dá o enfoque aberto para um discurso cristalino e uma voz bem definida. É preciso caprichar, sem exagerar, nos agudos. Ele tem um perfil sonoro mais equilibrado, para gerar naturalidade durante as chamadas: os médios não saltam tanto e nota-se uma gama aguda mais trabalhada. E isso reflete musicalmente, é claro.

O ponto mais alto desse headset é a qualidade cristalina de áudio em chamadas, seja no Skype, no telefone celular convencional, via WhatsApp ou Google Meet. Isso aliado ao conforto faz do Voyager Focus UC um dispositivo peso-pesado na hora da escolha.

O aparelho conta com o que a Poly chama de "smart sensors", ou seja: quando você recebe uma ligação, basta pegar o headset e colocá-lo na cabeça para que ela se inicie. Se já estiver com ele em posição, aí terá de pressionar o botão de chamada para aceitá-la. Esses sensores também pausam e voltam a reproduzir a música quando você tira os fones e torna a colocá-los na cabeça. Nos nossos testes, funcionou muito bem com o Spotify no iOS 13 e no macOS Catalina.

Microfone

Continua após a publicidade

Durante nossos testes, fizemos chamadas e analisamos tanto o áudio que chega, quanto o áudio que sai; isto é, qualidade dos drivers e do microfone.

Para você que quer um pouco de feedback enquanto fala ao telefone, ou seja, quer se escutar enquanto fala, em tempo real, dá para controlar o volume de retorno da sua própria voz — o que é legal em ambientes agitados, pois te poupa de gritar ou elevar o tom. A qualidade do microfone é muito boa, aliás: seja em ambientes tranquilos ou em escritórios mais tumultuados, a haste estilo boom vai concentrar a captação na sua fala — muito embora não seja perfeita. Ruídos ao redor podem ser captados também, como o barulho das teclas do teclado enquanto você digita, uma risada do colega do lado, vozes mais exaltadas ou até mesmo barulho de telefone tocando. Nada que comprometa a conversa, e se o call for muito importante, o melhor mesmo é você procurar uma sala mais tranquila para fazer sua reunião ou entrevista sem distrações.

No próprio boom existe um botãozinho vermelho para silenciar o áudio. E ele é bem fácil de sentir e pressionar. Caso você tenha silenciado o microfone por um tempo e agora esteja tentando falar, o fone emite um sinal sonoro para te avisar que a função "mudo" está ativa. Isso é bem legal! Muito prático no dia a dia, aliás.

Cancelamento de ruído

Um outro extra bacaninha é a função de cancelamento ativo de ruído (ANC) desse headphone. Apesar de não ser um "senhor isolamento", funciona para te deixar mais concentrado quando o barulho de conversas baixas, de computadores ligados e de aparelhos de ar condicionado te incomoda. Mas não é bom o suficiente para eliminar por completo conversas mais altas dos colegas de trabalho, por exemplo, ou telefones tocando, nem mesmo um arrastar de móveis ou coisa do tipo. Como o fone é on-ear, ele não vai abranger sua orelha a ponto de te dar um isolamento quase absoluto, como acontece em fones de ouvido mais modernos. Então, digamos que o ANC é uma perfumaria a mais, que faz mais sentido caso o seu ambiente de trabalho seja mais, digamos, "comportado". Daí o "Focus" no nome do produto.

Para ativar o cancelamento ativo de ruído, basta acioná-lo no switch ANC, que fica do lado de baixo da concha que não carrega o microfone.

Aliás, a conversa não vaza para quem está de fora, e isso é bom. Se você trabalha com pessoas do seu lado e vai atender uma chamada, pode ficar tranquilo que elas não vão conseguir ouvir o que o interlocutor está falando.

Plantronics Hub

O softwarePlantronics Hub, disponível para Windows e Mac, dá mais opções de personalização para quem usa o Voyager Focus UC no computador — alguns softphones, aliás, exigem a instalação do Hub para funcionar e você controlar o headset. O aplicativo é gratuito e oferece:

  • Controle de chamadas em vários softphones
  • Um medidor de bateria que exibe convenientemente a vida útil restante da bateria do headset em uma bandeja de ícone do PC
  • Um painel de controle do headset que permite a personalização de configurações, incluindo de notificações de chamadas e opções relacionadas
  • Presença de UC que atualiza automaticamente quando você está em uma chamada, não somente em chamadas via PC, mas também em chamadas de celular (somente Skype for Business e Microsoft Lync)

Preço e onde comprar

O Voyager Focus UC está disponível no site oficial da Poly, que redireciona o usuário a distribuidores B2B parceiros tanto físicos quanto online. Mas se você não é uma empresa e quer usar o dispositivo como autônomo no trabalho, pode comprá-lo também no site das Americanas, por R$ 1.899 em até 10x sem juros no cartão. O valor é salgado, mas lembre-se que este é um produto premium do segmento corporativo.

O que tem na caixa

  • Voyager Focus UC
  • Dongle USB para conexão Bluetooth com o PC/Mac
  • Dock de carga cabeado (USB)
  • Cabo micro USB
  • Bolsa de neoprene para transporte
  • Manuais

Specs (segundo o fabricante)

  • Compatibilidade: computadores via adaptador USB, telefones de mesa habilitados para Bluetooth, telefones celulares, tablets e relógios inteligentes
  • Usabilidade: dispositivos profissionais com comunicações extensas em PC/Mac e celulares em ambientes ruidosos; com cancelamento de ruído ativo e tecnologia Smart Sensor
  • Tempo de conversação: até 12 horas (10 com ANC ligado) tempo de audição: até 15 horas (12 com ANC ligado)
  • Alcance: até 30 metros com sistema de alimentação adaptável (com dispositivos de suporte de classe 1)
  • Peso: 155 gramas
  • Padrão sem fio: Bluetooth® v4.1
  • Áudio: tecnologia de cancelamento de ruído ativa, banda larga (voz), estéreo Hi-Fi, A2DP, DSP
  • Proteção auditiva: SoundGuard DIGITAL: oferece proteção contra níveis de som acima de 118 dBA, o antissusto (durante chamadas) detecta e elimina qualquer grande aumento repentino no nível do sinal, a média ponderada pelo tempo impede que o nível diário de exposição a ruído ultrapasse 85 dBA
  • Modelos: B825: versão padrão de UC desenvolvida para aplicativos de UC e softphones da Avaya, Cisco, Skype e muito mais* B825-M: certificado para Skype for Business e otimizado para Microsoft® Lync®
  • Software: Plantronics Hub (para obter controle de um toque para atendimento/encerramento de chamadas com softphones).

Veredicto

O Voyager Focus UC é um headset com um preço um tanto salgado, é verdade, mas é um produto de categoria premium, que entrega um excelente resultado no escritório, se você quer foco, qualidade e praticidade enquanto faz suas chamadas. E, de quebra, pode escutar suas músicas com um nível bacana de qualidade, usando aplicativos como Spotify e Apple Music. Vai atender à grande maioria do público que quer um headset sem fio para poder se levantar da workstation, voltar e ter total liberdade enquanto conversa e faz ligações.

Ele vem com um dock de carga bastante elegante, que você deixa plugado no PC ou Mac sobre a mesa e usa como descanso para o headset enquanto ele não estiver em uso. Assim, você garante uma bateria sempre cheia para aguentar o tranco no dia a dia, se você é uma pessoa que faz e recebe muitas ligações. Para assessores de imprensa, executivos, jornalistas e profissionais de comunicação (como operadores de call center), é uma ótima pedida.

Um dos recursos extras mais legais é o cancelamento ativo de ruído, muito embora esteja longe da qualidade de fones de ouvido premium que já testamos aqui no Canaltech, como o Sony WH-1000XM3 e o Beats Studio3. Mas… estamos falando de outra categoria de headset. No caso desse fone da Poly, o ANC pode te ajudar a se manter focado em um ambiente de trabalho movimentado, mas não elimina totalmente as distrações em escritórios onde o pau quebra diariamente, ou seja... não dá total imersão, principalmente por ser suprauricular. Ajuda, mas não é "porreta", entende?

Existem, sim, uns pontos negativos, como a entrada micro USB (já defasada em tempos de USB-C), a falta de conectividade cabeada para um áudio mais limpo e sem gargalos, uma bateria de duração acima da média — já que temos aqui algo OK para o mercado — e também de um preço mais amigo, já que existe uma grande parcela de usuários autônomos nesse nicho. Apesar de termos levantado esses pontos, ele continua sendo uma excelente escolha graças à clareza nos detalhes e no som, de maneira geral, tanto de feedback, quanto de microfone. Para um fone Bluetooth voltado ao uso em escritório, é uma opção superconfortável e que vale a pena, se você tiver essa grana para investir.

Dada a excelente reputação da Poly (Plantronics) no ramo de headsets para conferências, nós já esperávamos um produto de ótima qualidade — e este nos surpreendeu pelo combo conforto e clareza no áudio das ligações. Definitivamente, se você quer mobilidade, uma ajuda par amanter o foco e facilitar sua vida no escritório enquanto faz suas conferências, o Voyager Focus UC é um excelente candidato para chamar de seu.