UNICA: Telefônica anuncia virtualização de rede na MWC

Por Igor Lopes | 25 de Fevereiro de 2014 às 13h53

*Em Barcelona, Espanha, com colaboração de Caroline Hecke

A Telefônica anunciou na MWC uma nova estrutura de rede apelidada de UNICA. A operadora define o novo sistema como um programa de virtualização de redes que permitirá à empresa ter mais do que 30% da nova infraestrutura virtualizada até o ano de 2016.

A implementação terá inicio em escala global no mês de junho, com o objetivo de converter a Telefônica em uma operadora de telecomunicações digital. A estratégia é apontada como uma mudança de paradigmas na forma de criar e gerenciar redes.

Assista Agora: Descubra o jeito certo de criar verdadeiros times de alta-performance e ter a empresa inteira focada em uma única direção.

Com a UNICA, a rede passa a ter sua estrutura e recursos gerenciáveis digitalmente, o que permite que a companhia extraia o potencial máximo da tecnologia. O novo sistema maximiza o uso de centros de dados, se tornando um meio com o qual se pode implantar e gerenciar plataformas e serviços de forma mais rápida e eficiente.

Além disso, o movimento que transforma a companhia em uma Telco digital permite que a estrutura de rede global tenha plataformas padronizadas de vários fornecedores e, ao mesmo tempo, conte com uma qualidade maior no serviço e com a possibilidade de personalização da rede conforme as necessidades de cada região.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.