Copa do Mundo 2014 contará com tecnologia inédita para definir validade de gols

Por Redação | 28.04.2014 às 11:12

Os esportes estão presentes desde os primórdios da história da humanidade e as tecnologias que vêm sendo criadas são sempre incorporadas às diversas modalidades. Mas o futebol sempre foi resistente em incorporar certas tecnologias, como por exemplo utilizar imagens para confirmar (ou anular) o veredito de um juiz. Essa realidade, no entanto, pode estar prestes a mudar.

A Copa do Mundo deste ano contará com uma tecnologia inédita na história da modalidade esportiva, a Goal Line Technology (Tecnologia de Linha de Gol, ao pé da letra). Ela servirá para auxiliar os árbitros quando houver dúvida sobre a validade do gol.

A tecnologia foi desenvolvida pela empresa alemã GoalControl GmbH e utiliza 14 câmeras de alta resolução para observar a bola. Sete dessas câmeras observarão cada gol e ficarão instaladas nas estruturas dos estádios. Elas também enviarão as imagens para computadores que fazem o processamento do que é filmado.

Segundo informações da revista EXAME, o programa é capaz de entender a bola em um espaço tridimensional. Cada uma das câmeras produz 500 imagens por segundo. Ao todo, cada gol usa 3.500 imagens por segundo para entender se foi gol ou não.

Assim que a bola atravessa a linha do gol, o juiz recebe um aviso em um relógio de pulso. O tempo para a chegada do aviso é de apenas um segundo e a tecnologia será capaz de perceber mudanças de cinco milímetros na posição da bola.

Os sensores estarão instalados em todos os 12 estádios da competição e passarão por uma calibragem minuciosa durante a instalação para que não haja problemas com erros durante os jogos. Antes de cada partida, técnicos especializados irão conferir se a regulagem ainda está correta para evitar que qualquer erro dê a vitória injustamente a alguma seleção.

Veja um vídeo de demonstração da tecnologia abaixo: