R6: comunidade pede para Major não acontecer nos Emirados Árabes
Por Igor Pontes • Editado por Bruna Penilhas |

A comunidade de Rainbow Six Siege iniciou um movimento após a revelação de que um dos Major, campeonato mundial de R6, seria disputado em Dubai, nos Emirados Árabes. Influenciadores e casters estão pedindo para que a Ubisoft mude o local do torneio, marcado para acontecer em agosto de 2022.
- Rainbow Six Siege ganhará crossplay no final do Ano 7
- Review Rainbow Six: Extraction | Um refresco para franquia, mas com cara de DLC
Os Emirados Árabes Unidos são conhecidos por suas leis anti-LGBTQIA+. No país, é proibido que pessoas do mesmo sexo se casem, e caso uma pessoa tenha um relacionamento não-heterossexual fora do casamento, ela pode ser condenada à morte ou prisão perpétua. No domingo (20), a criadora de conteúdo Ellie "renderific" Chapman criou uma petição com uma carta aberta para a Ubisoft, questionando a decisão que vai contra a própria comunidade de Rainbow Six, que tem membros da comunidade LGBTQIA+. Até o momento do fechamento desta matéria, a campanha alcançou 12.697 assinaturas.
Em 2021, R6 recebeu Flores, o primeiro personagem gay do game, enquanto Osa, apresentada em agosto do mesmo ano, é uma mulher transexual. Devido aos recentes movimentos da Ubisoft para trazer diversidade ao jogo, a decisão de sediar o Major nos Emirados Árabes Unidos pegou a comunidade de surpresa. Outras etapas do torneio acontecerão nos Estados Unidos e no Japão.
No Brasil, a equipe de transmissão de R6 publicou uma carta aberta contra o acontecimento do Major em Dubai. Confira abaixo o posicionamento da comunidade sobre o evento:
Para a comunidade de @Rainbow6Game "Por favor, se juntem a mim e outros para pedir que a @Ubisoft mude o lugar do futuro major e honre a diversidade dos jogadores e da staff que são membros da comunidade LGBT."
"Querer realizar um R6 Major nos Emirados Árabes Unidos quando grande parte de seus trabalhadores pertence ao coletivo LGTBIQ+. Ótima ideia, Ubisoft."
"Eu não acho que isso precisa ser comentado (é total sem noção) mas para deixar claro, ninguém com quem eu conversei é a favor do EAU Major. Nem eu. "
"O que eu quero escrever é muito maior do que o Twitter aguenta, e eu não quero fazer isso em um dia que eu viajei por 10 horas seguidas sem dormir. Minha família vive no EAU, eu conheço bem mais do que muitos. Acredite em mim quando eu digo que sei que esse não é o lugar para sediar."
Atualização (22/02, às 15h57): o time de eSports de R6 emitiu um comunicado sobre a polêmica, avisando que a etapa do Major programada para acontecer nos Emirados Árabes será alterada para outra região, que será informada posteriormente. Leia o comunicado na íntegra: