Publicidade

O que é metagame, termo usado para jogos competitivos

Por  • Editado por  Bruno Salutes  |  • 

Compartilhe:
Florian Olivo/Unsplash
Florian Olivo/Unsplash

Se você costuma jogar games competitivos, já deve ter ouvido falar em "metagame" ou "meta". Essa nomenclatura é muito usada para definir características e estratégias de um jogo online, sendo amplamente mencionada em títulos do cenário competitivo como League Of Legends, DotA 2, Clash Royale, e muitos outros.

Ainda que esse conceito seja de extrema importância no cenário competitivo, também é muito utilizado por jogadores casuais e iniciantes. Além de dominar os comandos, uma das principais maneiras de melhorar dentro de um jogo é conhecendo o meta, aplicando suas estratégias.

Metagame: influências e exemplos

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Um dos principais fatores de influência de metagame está na seleção de personagens. Alguns sites especializados trazem qual a frequência de escolha e quais são os lineups mais populares em diferentes jogos. Para isso, são usadas métricas importantes: "pick rate" e "win rate". "Pick rate" ("Taxa de escolha, em tradução livre) traz a porcentagem de quantas vezes um personagem é selecionado, enquanto "win rate" ("Taxa de vitória", em tradução livre) mostra qual o aproveitamento de vitórias nas partidas.

Em competições, é comum existir a fase de "picks" e "bans", na qual as equipes escolhem quais personagens poderão ou não ser utilizados pelo resto da partida. Para isso, os times costumam considerar o metagame para controlar a força dos adversários.

Em jogos de cartas, como Hearthstone, isso é ampliado para os melhores decks e combinações de cartas. Em jogos de tiro, como Call Of Duty e CS:GO, essas alterações podem estar presentes nas armas, que constantemente recebem alterações no recuo, poder de fogo e outras aspectos. Nos MOBAs, como League Of Legends e DotA 2, fatores importantes são as características das lendas e como ocupar o espaço na arena.

Por outro lado, existem também características de metagame que não dependem das taxas de escolha, mas sim características específicas da partida. Por exemplo: em um jogo de luta, se um jogador escolhe um personagem com melhor característica nos golpes de curta distância, o adversário pode usar essa informação para escolher um outro personagem com características de longa distância. Por isso, em torneios de jogos do gênero, é comum que um adversário não possa ver a seleção do outro.

Resumidamente, o metagame envolve tudo o que um jogador pode fazer dentro do contexto do jogo. Varia desde aspectos mais complexos, como a seleção e combinação de personagens e itens, até cenários simples, envolvendo tomadas de decisão. Como você utiliza o metagame para melhorar em seus jogos? Comente!