Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

EUA acusam grupo cibercriminoso chinês de "agressão econômica" e roubo de dados

Por| 21 de Dezembro de 2018 às 08h41

Link copiado!

EUA acusam grupo cibercriminoso chinês de "agressão econômica" e roubo de dados
EUA acusam grupo cibercriminoso chinês de "agressão econômica" e roubo de dados

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos alegou, nesta quinta-feira (20), que o esquema cibercriminoso global do grupo conhecido como Advanced Persistent Threat 10 (ou APT 10), supostamente coordenado pelo governo chinês, roubou segredos comerciais do país. As relações Washington-Pequim estão abaladas há tempos.

Segundo o vice-procurador geral dos EUA, Rod Rosenstein, dois cibercriminosos chineses foram responsáveis pelo roubo de informações de mais de 45 empresas norte-americanas a mando do serviço de segurança estatal chinês. A acusação também inclui o ataque a membros do Serviço Militar estadunidense, mais especificamente o roubo de "dados confidenciais pertencentes à Marinha, incluindo nomes, números de seguro social, datas de nascimento, informações sobre salários, números de telefone pessoais e endereços de e-mail de mais de 100 mil funcionários da Marinha".

Rosenstein também informou que a declaração dos EUA foi coordenada com outras 11 nações apoiadoras: Brasil, Canadá, Finlândia, França, Alemanha, Índia, Japão, Suécia, Suíça, Emirados Árabes Unidos e Reino Unido. "Isso é pura trapaça e roubo, e dá à China uma vantagem injusta às custas de negócios cumpridores da lei e de países que seguem as normas internacionais em troca do privilégio de participar do sistema econômico global", disse o vice-Procurador Geral.

Ele também declarou que o país asiático já não pode mais fechar os olhos para as campanhas de roubo de segredos comerciais, se referindo à atividade como "agressão econômica". "Nós sabemos o que a China está fazendo, sabemos porque eles estão fazendo isso e, em alguns casos, sabemos quem está sentado no teclado".

Continua após a publicidade

Um site está sendo desenvolvido pelo Departamento de Segurança Interna dos EUA com o objetivo de fornecer apoio às empresas do país que possam ter sido afetadas pelo ciberataque.

Fonte: CNN