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Email do Yahoo (ainda) varre as suas mensagens para vender anúncios

Por| 28 de Agosto de 2018 às 19h17

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Ao que parece, o Yahoo Mail ainda utiliza extensivamente as mensagens nas caixas de entrada dos seus usuários para oferecer publicidade direcionada. Conforme disse uma fonte interna da Oath, empresa-mãe da Yahoo, ao The Wall Street Journal, a companhia negocia atualmente a varredura de pelo menos 200 milhões de contas de e-mail com diversos anunciantes.

Os conteúdos devem ser então analisados por meio de um algoritmo específico, o qual ajudará a agrupar as contas por tipo de interesse. Dessa forma, caso uma caixa de entrada tenha várias confirmações de compra de passagens de avião, por exemplo, o usuário será classificado como alguém que viaja com frequência — passando, então, a receber anúncios de companhias aéreas em seguida.

O mesmo deve valer para diversas outras classificações, incluindo desempregados, fãs de tecnologia, profissionais autônomos, e o que mais o Yahoo puder concluir ao ler as caixas de entrada. Embora seja possível excluir a própria conta do programa, o caminho para tanto não é dos mais claros. No caso, é preciso seguir para a guia “Ad Interest Manager” e ativamente optar por não receber publicidade dessa natureza (mesmo no caso do Yahoo Premium).

Informações pessoais devem ser poupadas

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Apesar da possível devassa nas caixas de entrada, a Yahoo garante que informações sensíveis dos seus usuários são retiradas antes que se promovam as análises dos conteúdos. Embora alguns enganos tenham sido cometidos, a companhia garante que o algoritmo está agora mais consistente, de forma que casamentos com longas listas de convidados não devem mais ser confundidos com imagens comerciais, conforme disse a Oath ao WSJ.

Até porque o processo de revisão dos emails passou a incluir desde alguns meses atrás também funcionários de carne e osso. Cabe que cada um decida o quão positivo pode ser isso, entretanto.

“Nós sabemos que você usa o nosso e-mail para spams”

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A medida atual da Yahoo parece ser uma resposta à queda considerável de usuários, sobretudo entre os mais jovens. Conforme dados do Statista — mencionados pelo The Verge —, a base de usuários do Yahoo entre 18 e 29 anos vem encolhendo ano a ano. Atualmente, apenas 19% do público dessa faixa etária utiliza o Yahoo Mail, em comparação com 61% que preferem o Gmail. O serviço apenas leva vantagem entre os usuários com mais de 65 anos.

Seja como for, resta saber se a receita possivelmente gerada pela devassa das caixas de entrada pode mesmo atenuar os trancos e barrancos da companhia. Não que a escolha (potencialmente paliativa) seja pouco justificável, é claro.

Conforme disse uma fonte anônima ao Wall Street Journal, a Oath tem, é claro, plena consciência que boa parte das pessoas mantêm contas no Yahoo apenas para desovar mensagens comerciais e uma torrente infindável de spams. A questão é: quantos desses anúncios vão efetivamente se converter em produtos vendidos?

Em tempo: o Yahoo Mail realmente não é o único a utilizar mensagens pessoais para veicular publicidade direcionada. Para quem ainda se lembra, apenas recentemente a Google deixou de ler os e-mails dos seus usuários com finalidade análoga; no ano passado, a companhia abandonou a estratégia, alegando “preocupações com a privacidade dos usuários”.

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Fonte: The Wall Street Journal, The Verge