Cabo Lightning igual ao original vem com ponto Wi-Fi para hackear computadores

Por Rui Maciel | 01 de Outubro de 2019 às 12h52
Divulgação Hak5

Um pesquisador de segurança chamado MG afirmou ao site da revista Vice que desenvolveu um cabo Lightning muito semelhante aos originais fabricados pela Apple, mas que tem uma outra função: controlar remotamente um computador da marca.

MG confirmou à publicação que conseguiu fazer com que algumas unidades do cabo fossem fabricadas com sucesso. Com o nome de O.MG Cable (OMG é a abreviação de "Oh My God" ou "Oh Meu Deus"), o componente carrega iPhones e transfere dados da mesma maneira que o Lightning original da Apple, mas também traz um ponto de acesso sem fio que permite a um hacker se conectar e executar comandos no computador da vítima, bem como vasculhar seus dados na máquina.

O pesquisador fez uma demonstração do cabo durante a última edição do Def Con, conferência de segurança realizada em agosto. Na época, ele estava produzindo o acessório artesanalmente e vendendo cada um a US$ 200 (R$ 834 na cotação de hoje). Agora, segundo o especialista, o processo de fabricação do item foi simplificado.

O  cabo O.MG: possibilidade de invadir PCs da Apple / Crédito da foto: Hak5

"[Usar este cabo] é como usar o teclado e o mouse da vítima, mas sem realmente estar lá", afirmou MG. Ainda que não haja filas de fábricas esperando para produzir o acessório, MG mostrou que sua produção pode ser totalmente terceirizada. Além disso, a Hak5, uma empresa que vende ferramentas de hackers e segurança cibernética, distribuirá o produto assim que estiver pronto.

A descrição do O.MG Cable no site da companhia diz: "O O.MG Cable é o resultado de meses de trabalho que resultaram em um cabo USB malicioso altamente secreto. Assim que o cabo é conectado, ele pode ser controlado através de uma interface de rede sem fio inserida dentro dele".

Contatado pela Vice, um porta-voz da Apple fez menção para a primeira frase na página de suporte da empresa referente ao seu cabo: "Como Identificar um conector Lightning falsificado ou não certificado". Logo abaixo, a recomendação da empresa: "A Apple recomenda usar apenas os acessórios certificados pela Apple e que vêm com o selo MFi". O emblema MFi na embalagem do item mostra que o cabo é certificado pela criadora do iPhone.

Fonte: Vice  

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.