Você pode ajudar a batizar cinco luas de Júpiter descobertas em 2018

Por| 07 de Março de 2019 às 15h08

Você pode ajudar a batizar cinco luas de Júpiter descobertas em 2018

Em julho do ano passado, foram descobertas 12 novas luas ao redor de Júpiter, que agora tem 79 satélites naturais e é o planeta com a maior quantidade de luas no Sistema Solar. E você pode ajudar a humanidade a batizar cinco dessas doze novas luas jovianas.

Contudo, as ideias precisam seguir algumas regras, e não vale sugerir nomes engraçadinhos que rendam memes na internet. Quem aprova nomes para objetos espaciais é a União Astronômica Internacional, que é bastante rígida no processo.

As luas de Júpiter recebem nomes das mitologias grega e romana, sendo usados nomes de personagens que são descendentes ou amantes do deus principal do Panteão, Zeus/Júpiter. E, bem, como em ambas as mitologias o deus principal foi um verdadeiro "garanhão", com muitas amantes e descendentes, o leque de opções de nomes parece grande. No entanto, a escolha de nomes para as luas de Júpiter também usa como base a direção das órbitas desses objetos.

Duas das cinco luas em questão orbitam na mesma direção em que o planeta gira, o que requer um nome que termine com a letra "a", enquanto as outras três luas ainda sem nome orbitam na direção oposta, recebendo nomes que terminem com "e". Ainda, de acordo com as regras oficiais, os nomes não podem ser muito parecidos com os que já estão em uso em outras luas e asteroides, e, claro, não podem ofender nenhuma cultura.

Você pode conferir todas as regras para se nomear uma lua de Júpiter no site do Carnegie Institution for Science e, caso tenha sugestões legais e queira participar da seleção, é só enviar um tweet ao perfil @JupiterLunacy com suas ideias, não esquecendo de explicar por que escolheu tais nomes e também de adicionar a hashtag #NameJupitersMoons. O prazo para fazer isso é até o dia 15 de abril.

Fonte: Live Science