Virgin Orbit testa, com sucesso, seu primeiro lançamento com 747

Virgin Orbit testa, com sucesso, seu primeiro lançamento com 747

Por Wagner Wakka | 19 de Novembro de 2018 às 14h50
Divulgação/Virgin Orbit

A Virgin Orbit finalmente lançou seu primeiro foguete com o sistema que utiliza um Boeing 747 modificado. A missão de teste foi realizada no último domingo (18) no sul da Califórnia. O avião levantou voo carregando um foguete de mais de 21 metros de comprimento em sua asa esquerda. Segundo comunicado oficial da empresa, a missão foi um sucesso.

O objetivo da companhia é testar seu sistema de lançamento de cargas para órbita terrestre usando um avião em alta altitude. Para isso, a empresa enviou para o espaço um pequeno satélite no foguete de fibra de carbono de dois estágios. O 747 usado no processo não é mais utilizado comercialmente e foi todo adaptado para ficar mais leve, sem os assentos internos. Ao todo, a missão durou 80 minutos.

Tal avião foi batizado de Cosmic Girl, enquanto o modelo do foguete passou a ser chamado de LauncherOne, embora veículos de testes subsequentes também devam levar este nome.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

“Um voo [que ocorreu] como uma pintura perfeita e [foi] o maior passo para nosso objetivo de trazer uma nova capacidade para lançamentos de pequenos satélites”, disse o CEO da empresa, Dan Hart, em comunicado oficial. Segundo a Virgin Orbit, o sucesso desta missão já permite que já se comecem os primeiros lançamentos oficiais já no ano que vem.

Avião 747 levando foguete na asa (Foto: Divulgação/ Virgin Orbit)

Para isso, a companhia ainda quer fazer alguns testes a mais tanto para o avião, com e sem o foguete, e também para o foguete, para saber do que ele é capaz antes mesmo de ser ligado no ar, somente com a inércia.

Com todos estes dados, a companhia prevê que vai conseguir diminuir curtos para realizar o primeiro lançamento comercial no meio do ano que vem.

Segundo o piloto Kelly Latimer, “os veículos voaram como um sonho. Da minha perspectiva do cockpit, eles foram muito bem, exatamente da forma como havíamos treinado nos simuladores”.

Fonte: Virgin Orbit

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.