Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Vïdeo mostra satélite antigo da NASA se desintegrando na atmosfera; assista!

Por| 02 de Setembro de 2020 às 18h00

Link copiado!

B. Levionnois and P. Jenniskens (NASA / SETI Institute)
B. Levionnois and P. Jenniskens (NASA / SETI Institute)
Tudo sobre NASA

No final de agosto, funcionários da NASA comunicaram que o satélite OGO-1, aposentado há quase 50 anos, estava prestes a cair, o que aconteceria no último sábado (29). De fato, o satélite voltou para casa, e observadores conseguiram filmar a queda até o satélite se desintegrar na atmosfera, caindo em pedaços pelos céus do Taiti.

Um grupo de observadores da comunidade PYF Spotters — que tem o costume de observar, na verdade, aviões em ação — filmou a reentrada do satélite na Terra. Este é um grande feito, uma vez que filmar a reentrada de satélites é algo bastante complicado devido às incertezas envolvidas: não dá para saber o local exato onde a queda irá ocorrer, e pode haver fenômenos que impeçam a observação no momento. Confira o vídeo da queda:

Continua após a publicidade

O satélite foi lançado em 1964 pela NASA, em uma missão que tinha o objetivo de estudar a magnetosfera do nosso planeta, e foi o primeiro do programa OGO. A missão se encerrou em 1971, mas o satélite se manteve em órbita desde então. Assim, o OGO-1 chamou recentemente a atenção da agência espacial quando pesquisadores do observatório Catalina Sky Survey o encontraram em 25 de agosto, enquanto procuravam asteroides que pudessem impactar a Terra.

Gianluca Masi, membro do projeto Virtual Telescope Project, conseguiu registrar imagens da final da existência do OGO-1. Veja a imagem abaixo, que mostra o satélite como um ponto estático em meio ao rastro das estrelas:

A destruição na atmosfera é um procedimento normal para equipamentos espaciais que chegam ao final de suas vidas úteis. Entretanto, o fim do OGO-1 também levanta alguns pontos a serem pensados sobre o lixo espacial e outros satélites já estão obsoletos, mas que continuam em órbita e, por isso, podem representar riscos.

Continua após a publicidade

Fonte: CNet