Viagens espaciais em cápsulas estão a um passo de se tornarem realidade
Por Júlia Putini • Editado por Luciana Zaramela | •

Ao que tudo indica, falta pouco para viagens turísticas feitas em cápsulas ao espaço sideral começarem a acontecer. Neste mês de setembro, a empresa Space Perspective lançou uma dessas pequenas naves até os limites externos da atmosfera do nosso planeta. Veja aqui:
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Pela primeira vez, a ciência consegue explicar a eletricidade estática
- Como espaçonaves usam a física para viajar pelo universo
Chamada de Neptune-Excelsior, a cápsula não tripulada foi lançada de um navio na Flórida, onde fica a sede da empresa.
Após atingir sua altitude máxima, cerca de 30 mil metros (acima de 99% da atmosfera da Terra), foi iniciado o retorno, que terminou pousando em segurança na água. Do lançamento à descida o voo durou seis horas e foi considerado um sucesso.
O teste tinha como objetivo demonstrar o processo completo da viagem e também de testar tanto a capacidade da nave de manter a estabilidade da pressão na cabine quanto de controlar a temperatura, que atinge níveis extremos em altas altitudes.
A previsão é de que a Neptune-Excelsior inicie viagens espaciais em 2025, com os voos comerciais começando no ano seguinte.
Segundo o site da empresa, o valor de uma passagem custará US$ 125 mil (cerca de R$ 68 mil), incluindo Wi-Fi, um programa culinário com gastronomia do mundo inteiro, assentos de segurança luxuosos, e vista panorâmica através das maiores janelas abertas para o espaço. Até agora, mais de 1800 passagens já foram vendidas.
Veja também:
- Astrônomo amador flagra objetos misteriosos que podem ser satélites espiões
- Tempestade solar intensa está prestes a acontecer após este equinócio
Fonte: Space Perspective