Veja vídeo da SpaceX recuperando dois lados da carenagem da Falcon 9 pela 1ª vez

Por Ramon de Souza | 27 de Julho de 2020 às 22h30
Tudo sobre

SpaceX

Saiba tudo sobre SpaceX

Ver mais

A SpaceX realizou mais um feito histórico durante o lançamento do satélite militar sul-coreano ANASIS-II, na segunda-feira passada (20): a companhia de Elon Musk conseguiu recuperar os dois lados da carenagem do foguete Falcon 9, podendo reutilizá-los no próximo voo.

Também chamado de “coifa” aqui no Brasil, o componente é uma peça crucial para qualquer foguete, servindo tanto para proteger a carga útil armazenada em seu "nariz" quanto para aprimorar a aerodinâmica durante o voo.

Ao ultrapassar a atmosfera, a carenagem, feita de duas partes simétricas, desprende-se e cai de volta para a Terra, sendo geralmente descartada. A SpaceX, porém, quer otimizar a reutilização de todos os componentes de seus foguetes, e é justamente por isso que sempre tentou resgatar tais peças, antes que elas caíssem no mar e fossem danificadas.

Porém, das 12 tentativas realizadas desde 2018, a empresa havia conseguido recuperar só “meia carenagem”, e apenas três vezes. Sendo assim, o lançamento de 20 de julho, no qual ambas as partes foram recuperadas com sucesso, prova que o ideal de “reciclagem” de Elon Musk pode, de fato, ser possível.

A recuperação foi realizada com a ajuda de dois barcos: GO Ms. Tree e GO Ms. Chief, sendo que a gravação de ambos foi disponibilizada pelo Twitter oficial da SpaceX. É importante ressaltar que, além do fator ecologicamente correto, o reuso das carenagens também tem finalidades econômicas: o componente custa US$ 6 milhões para ser fabricado, representando uma fração razoável do custo individual para lançar o Falcon 9 (US$ 60 milhões).

Fonte: SpaceX

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.