Publicidade

Veja o exato momento em que o Sol "cospe" plasma escuro durante erupção

Por  • Editado por Luciana Zaramela | 

Compartilhe:
SDO/JHelioviewer.
SDO/JHelioviewer.

O Sol liberou dois filamentos de plasma escuro no domingo (21). A sonda Solar Dynamics Observatory (SDO), da NASA, vem estudando nosso astro há mais de uma década, e claro que também registrou este evento. 

Nas imagens, é fácil identificar os grandes filamentos saindo da mancha solar AR 3757. Regiões ativas como esta podem disparar explosões de energia eletromagnética da coroa solar a qualquer momento. 

Quando algo do tipo acontece, as plumas de plasma atravessam a atmosfera solar, coletando ainda mais plasma. Depois, enquanto viajam pelo espaço, elas se consolidam em ejeções de massa coronal (CME), um tipo de fenômeno capaz de causar tempestades solares

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Os filamentos têm cor escura porque são muito menos densos e bem mais frios em comparação com as áreas próximas no Sol. Por isso, eles apareceram mais escuros aos “olhos” da SDO. 

Estas estruturas de plasma são simplesmente uma ejeção de massa coronal em formação. Quando as CMEs ocorrem, os cientistas podem usar imagens como estas para descobrir se a ejeção está a caminho da Terra e se pode causar algum efeito em nosso planeta, como interrupções nas comunicações e auroras boreais.

No caso, o Centro de Previsão do Tempo Espacial (SWPC) da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) estima que a CME recém-formada deve alcançar nosso planeta na quarta (24).

Fonte: Space.com