Publicidade

Vazamento de combustível na Cargo Dragon faz NASA adiar missão à ISS

Por| Editado por Rafael Rigues | 07 de Junho de 2022 às 12h00

Link copiado!

NASA
NASA
Tudo sobre SpaceX

NASA e SpaceX suspenderam temporariamente o lançamento de uma missão de reabastecimento da Estação Espacial Internacional (ISS) após a detecção de um vazamento na nave cargueira Cargo Dragon. As equipes passarão os próximos dias investigando a causa da falha e só então uma nova data de lançamento será definida.

Até então, o lançamento da missão CR-25 estava previsto para uma "janela" entre os dias 7 e 12 de junho, mas diante da falha de abastecimento observada durante o fim de semana, a nave só deve ser lançada a partir do próximo dia 13. Em nota, a NASA explicou o problema.

Continua após a publicidade

Segundo a agência espacial, enquanto a Dragon era abastecida com propelente, a equipe observou “leituras de vapor elevadas” em uma região isolada, mas relacionada ao sistema de propulsão. Então, a SpaceX drenou o combustível para realizar uma inspeção e determinar a causa do problema.

Até a falha ser identificada e reparada, a nave Dragon C208 aguardará para realizar sua terceira missão de reabastecimento orbital desde dezembro de 2020. No entanto, a falha na nave de carga levanta outra questão, como o funcionamento das naves tripuláveis Crew Dragon, dada a semelhança entre elas.

Atualmente, há uma Crew Dragon “estacionada” na ISS, após transportar a tripulação da missão Crew-4 até lá. Os quatro astronautas desta missão estão programados para retornar à Terra em setembro, o mesmo período em que a missão Crew-5 está prevista para decolar.

Continua após a publicidade

Vale lembrar que recentemente o escudo térmico da Endurance, a espaçonave que será usada na Crew-5, falhou em um teste de verificação pré-lanlamento. O componente, que protege a espaçonave e os astronautas do calor da reentrada, será substituído.

Ainda assim, qualquer problema identificado em alguma nave pode ajudar as equipes de engenheiros a tornarem as oito naves Dragon mais seguras.

Fonte: NASA, Via Teslarati.com