Publicidade

Um asteroide foi detectado 15 horas após passar a 400 km de distância de nós

Por| 16 de Novembro de 2020 às 14h45

Link copiado!

urikyo33/Pixabay
urikyo33/Pixabay

Na última sexta-feira (13), um pequeno asteroide passou discretamente a apenas 400 km da superfície do nosso planeta, altitude pouco acima da atmosfera da Terra e menor até que aquela da maioria dos satélites, mesmo os que ficam na órbita baixa. A rocha foi descoberta pelo observatório ATLAS (Asteroid Terrestrial-impact Last Alert System), no Havaí, 15 horas após passar por nós.

O asteroide recebeu primeiro o nome A10sHcN, que depois foi substituído por 2020 VT4. A rocha veio da direção leste, e passou a uma distância de 6.772 quilômetros de distância do centro do planeta sobre o Oceano Pacífico. Como a Terra tem raio de 6.371 quilômetros, isso significa que essa rocha passou 400 km acima da superfície do nosso planeta — uma altitude menor do que aquela da maioria dos asteroides. Esse não é o primeiro a passar tão perto de nós, já que há registros de outros meteoros passando pela atmosfera terrestre e seguindo viagem, como ocorreu com uma rocha que recentemente fez um curto salto pela atmosfera da Terra e já voltou pelo espaço.  

Depois dessa breve visita, a trajetória do asteroide sofreu algo curioso: como passou bem perto da Terra, a gravidade do nosso planeta mudou um pouco a forma da órbita dela; antes, o 2020 VT4 tinha período de um ano e meio e, agora, o período se reduziu para apenas 0,9 ano. Além disso, o eixo semi maior da órbita (metade do diâmetro longo de uma elipse) era de 195 milhões de quilômetros, e agora é de 136 milhões de quilômetros — compare com a distância média da Terra ao Sol, de 150 milhões de quilômetros. Por fim, a órbita do 2020 VT4 se estendia de dentro da órbita da Terra para Marte, mas agora vai da órbita de Vênus para um pouco fora da órbita da Terra.

Continua após a publicidade

Confira a animação abaixo, que representa a órbita do 2020 VT4:

Por ser pequeno, este asteroide não teria causado estragos mesmo que tivesse atingido a Terra — até porque dificilmente resistiria à queima na atmosfera —, mas o astrônomo Phil Plait fez algumas especulações: considerando seu brilho, o 2020 VT4 deveria ter diâmetro de 5 a 10 metros. Podemos considerar que, se tivesse atingido a Terra, o asteroide poderia causar um impacto com energia equivalente de 2% a 10% de meia megatonelada de TNT. Mas, mesmo sendo facilmente observável durante o dia, a rocha provavelmente teria se queimado a 50 km acima do solo, e poderia ter se fragmentado e deixado pequenos meteoritos. 

Vale lembrar que asteroides deste tamanho passam por nós com frequência, e dificilmente atingem a Terra. Como são pequenos, observá-los não é nada fácil, já que não são tão brilhantes e se movem rapidamente pelo céu. Então, conseguir flagrar uma rocha dessas é um bom sinal de que estamos melhorando nas observações delas.

Continua após a publicidade

Fonte: Bad Astronomy