Tesla Roadster lançado pela SpaceX completa sua primeira órbita ao redor do Sol

Por Patrícia Gnipper | 19 de Agosto de 2019 às 15h40
Reprodução: Tesla
Tudo sobre

SpaceX

Saiba tudo sobre SpaceX

Ver mais

No comecinho de fevereiro do ano passado, a SpaceX de Elon Musk lançou seu poderoso foguete Falcon Heavy pela primeira vez, e a carga escolhida para o voo inaugural foi um carro Tesla Roadster, abrigando no assento do motorista o traje espacial Starman fazendo as vezes de tripulante. E, agora, o veículo acaba de completar sua primeira órbita ao redor do Sol, de acordo com o site Where is Roadster, que monitora o caminho do carro em tempo real.

O Tesla levou 557 dias para completar este marco, mas infelizmente não é possível avistá-lo no céu nem mesmo com os equipamentos mais poderosos: é que a Terra, no momento, está no lado oposto do Sol, então o carro não chegará perto da Terra em sua órbita novamente até o dia 5 de novembro de 2020. Depois disso, estimativas sugerem que o Tesla Roadster com seu Starman passarão por aqui somente por volta do ano de 2047.

Mas, é possível que os objetos já estejam bastante destruídos: ambos certamente já foram mais do que massacrados enquanto passavam por barreiras de meteoritos, por exemplo, além de outros fatores que contribuem para com a deteriorização dos equipamentos, como a radiação solar e os raios cósmicos, que gradualmente "rasgam" o interior do veículo e do traje espacial. Ainda, a energia da radiação solar corta as ligações de carbono dos componentes de plástico, couro e tecido, e os materiais orgânicos (como couro, pneus e tintas) provavelmente já desapareceram por completo desde que o Tesla Roadster partiu a bordo do Falcon Heavy no ano passado.

Ainda de acordo com estimativas, o carro poderá ser reduzido a uma mera estrutura de alumínio dentro de um milhão de anos, com o que sobrar dele permanecendo na órbita do Sol — isso caso alguma missão futura da SpaceX não decida resgatar o veículo no espaço, trazendo seus destroços para análise aqui na Terra em algum momento.

Fonte: Where is Roadster?

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.