Tempestade solar está a caminho e auroras podem ocorrer nos próximos dias
Por Danielle Cassita • Editado por Luciana Zaramela |

O Sol disparou uma explosão de partículas na terça (21). Segundo informações do Centro de Previsão do Clima Espacial, da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA), a ejeção de massa coronal lançada por nosso astro deve alcançar o campo magnético da Terra entre sexta (24) e sábado (25), causando uma tempestade geomagnética.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- "Intensamente verde": astronauta da NASA posta vídeo da aurora vista do espaço
- Tempestade solar foi tão forte que deixou tratores "possuídos"; entenda
Segundo a NOAA, o impacto pode causar uma tempestade geomagnética G1, classe considerada mais fraca. As tempestades desta categoria costumam passar despercebidas, e causam efeitos como blecautes de rádio, flutuações em redes elétricas, entre outros.
Por outro lado, toda tempestade geomagnética é capaz de causar auroras boreais em latitudes mais baixas que o comum, e com esta não vai ser diferente. A NOAA prevê que, se a tempestade acontecer mesmo, as auroras podem se tornar visíveis em locais mais ao sul nos Estados Unidos, como Nova York.
Auroras boreais ocorrem quando as partículas eletricamente carregadas lançadas pelo Sol se chocam com o campo magnético da Terra. Estas partículas descem pelas linhas do campo magnético e seguem em direção aos polos do planeta, e enquanto isso, colidem com moléculas atmosféricas.
Quando isso ocorre, as moléculas ficam mais energéticas e liberam energia na forma de luz. Já a cor do fenômeno depende das moléculas atmosféricas em questão, bem como a altitude delas na atmosfera.
Ejeções de massa coronal como aquela ocorrida nesta semana, bem como outras atividades do clima espacial, são mais frequentes no máximo solar, o pico de atividade do Sol em seu ciclo de 11 anos. E, para os astrônomos, nosso astro já está nesta fase do seu ciclo atual.
Leia também:
- Veja fotos da aurora boreal após tempestade solar extrema
- Vídeo mostra aurora boreal em formato raro no sul da Islândia
- Aurora orbital é flagrada da ISS em imagem espetacular
Vídeo: Curiosidades sobre a Lua
Fonte: NOAA