Publicidade

Tempestade geomagnética pode ocorrer no fim de semana

Por  • Editado por  Patricia Gnipper  | 

Compartilhe:
NASA/SDO/AIA
NASA/SDO/AIA

Há uma previsão de tempestade geomagnética para este fim de semana, segundo a National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA). Se ocorrer, o evento vai ser fraco, sem apresentar riscos para satélites e outras tecnologias críticas.

Na quarta-feira (23), um filamento magnético entrou em erupção no lado sudeste do Sol, expulsando partículas que viajam agora rumo ao espaço interplanetário. Como o evento não foi totalmente direcionado à Terra, a nuvem de partículas carregadas deve passar o planeta de raspão, interagindo com nosso campo magnético no dia 27 de agosto.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Embora sejam eventos parecidos e possam resultar nas mesmas consequências — ejeções de massa coronal e tempestades geomagnéticas na Terra —, as explosões de filamento não devem ser confundidas com erupções solares. Enquanto a primeira é causada por nuvens de gás ionizado "presas" entre regiões magnéticas, o segundo ocorre nas manchas solares.

Ao atingir a magnetosfera terrestre, a maior parte dessas partículas será desviada para longe, enquanto uma minoria pode atingir nossa atmosfera no polo Norte. Caso ocorra, haverá uma tempestade geomagnética de classe G1 (fraca), potencialmente formando auroras boreais na região do Ártico.

Outra possibilidade é que as partículas carregadas sequer golpeiem a Terra, assim como ocorreu com uma explosão um tanto impressionante de terça-feira (22). O evento de classe M1.1 (média) estava previsto para causar uma ejeção de massa coronal, mas isso não aconteceu.

Agora, as manchas do lado leste do disco solar estão se deslocando para o outro lado da estrela, enquanto manchas bem maiores surgiram ao oeste. Por enquanto, não há previsões para outros eventos.

Fonte: Spaceweather.com