Publicidade

Telescópio TESS já começa a sua procura por novos planetas fora do sistema solar

Por| 30 de Julho de 2018 às 18h45

Link copiado!

Telescópio TESS já começa a sua procura por novos planetas fora do sistema solar
Telescópio TESS já começa a sua procura por novos planetas fora do sistema solar
Tudo sobre NASA

Lançado em abril deste ano, o TESS começou oficialmente a sua busca por exoplanetas. Isso é o que afirma a NASA em comunicado oficial divulgado na última sexta-feira (27). Embora tenha iniciado, com sucesso, as pesquisas, a expectativa é de que o TESS faça seu primeiro envio de dados agora no começo de agosto. O telescópio vai passar informações para a Terra em períodos de 13,5 dias, tempo equivalente a sua órbita e quando o aparelho está mais próximo do nosso planeta.

"Estou entusiasmado porque a nossa nova missão de caça a planetas está pronta para começar a vasculhar a vizinhança do nosso sistema solar em busca de novos mundos", disse Paul Hertz, diretor da Divisão de Astrofísica da NASA. "Agora que sabemos que há mais planetas do que estrelas em nosso universo, aguardo ansioso os estranhos e fantásticos mundos que descobriremos" completa.

Assim que as primeiras informações chegarem, o time de pesquisa do TESS já pode começar as pesquisas desta segunda parte da missão.

Continua após a publicidade

O nome TESS é referente à sigla Transiting Exoplanet Survey Satellite, um telescópio com objetivo de procurar exoplanetas, nome dado a planetas que orbitam outras estrelas, além do nosso Sol. Por este motivo, ele também é chamado de “caçador de exoplanetas”.

O aparelho foi lançado em abril para substituir o Kepler, o qual já ajudou cientistas a catalogar 2.345 exoplanetas. Mais moderno e com capacidade maior de processamento, o “caçador de exoplanetas” pode varrer uma área 350 vezes maior do que o Kepler.

O equipamento capta quando um objeto bloqueia a luz de uma estrela e consegue identificar tamanho e órbita do exoplaneta em questão. A projeção é de que encontre mais de 20 mil exoplanetas em dois anos.  

Fonte: NASA