Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

James Webb vai ganhar um parceiro para observar sistemas estelares distantes

Por| Editado por Patricia Gnipper | 15 de Junho de 2023 às 17h45

Link copiado!

NASA GSFC/CIL/Adriana Manrique Gutierrez/Flickr
NASA GSFC/CIL/Adriana Manrique Gutierrez/Flickr

O telescópio James Webb está observando o espaço solitariamente desde o início de suas operações, mas deve mudar. A NASA selecionou recentemente uma missão espacial que promete lançar um pequeno satélite ao espaço em 2026, servindo como um parceiro do Webb.

Chamada MANTIS (sigla de Monitoring Activity from Nearby sTars with uv Imaging and Spectroscopy), a missão tem nome inspirado no camarão mantis, conhecido por seus fortes socos e excelente visão. Isso já nos diz o que esperar da missão: o satélite vai ter tamanho de um forno pequeno, e vai poder observar o céu em todo o alcance da parte ultravioleta do espectro eletromagnético.

Isso inclui também a luz ultravioleta extrema (ou EUV, na sigla em inglês), uma forma mais energética de radiação que não é observada em outras estrelas além do Sol desde 2001. Esta luz é emitida por estrelas em explosões poderosas, mas breves, e pode revelar planetas estão perdendo suas atmosferas devido à radiação delas.

Continua após a publicidade

Assim, o MANTIS vai usar seus recursos para observar esta luz, complementando as capacidades do James Webb. “Propusemos o MANTIS como um parceiro em ultravioleta, que vai acompanhar o Webb e vai olhar onde quer que ele esteja olhando”, explicou Kevin France, cientista da equipe do telescópio.

A equipe acredita que o novo telescópio deve coletar dados por um ano. A ideia é que ambos trabalhem em equipe: enquanto o Webb estuda planetas em sistemas distantes, o MANTIS vai observar as estrelas deles. Depois, os dados obtidos pela dupla vão ajudar os cientistas a relacionar a energia das estrelas às influências nas atmosferas de seus planetas.

Fonte: University of Colorado