Publicidade

Telescópio Hubble tira foto da Nebulosa da Tarântula e suas estrelas em formação

Por  | 

Compartilhe:
ESA/Hubble & NASA, C. Murray
ESA/Hubble & NASA, C. Murray

A NASA publicou uma foto espetacular da Nebulosa da Tarântula, uma grande nuvem cósmica encontrada na Grande Nuvem de Magalhães. Esta é uma galáxia anã encontrada a 160 mil anos-luz de nós em direção às constelações de Dorado e Mensa, a Meseta. 

A Grande Nuvem de Magalhães é bem menos massiva que a Via Láctea, mas abriga algumas das regiões de formação estelar mais impressionantes e próximas de nós. E uma delas é a Nebulosa da Tarântula

Considerada uma das maiores e mais produtivas regiões de formação estelar no universo local, a Nebulosa da Tarântula abriga algumas das estrelas mais massivas conhecidas — algumas delas têm o equivalente a 200 vezes a massa do Sol! 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A parte registrada da nebulosa mostra gases azulados, poeira em laranja e inúmeras estrelas coloridas; aquelas que estão dentro e atrás de nuvens de poeira parecem ser mais vermelhas que suas vizinhas. 

Isso acontece porque a poeira absorve e dispersa mais a luz azul do que a vermelha, permitindo que mais luz vermelha alcance os telescópios. Por isso, as estrelas acabam mais avermelhadas do que realmente são. 

Leia também:

Vídeo: Como tirar foto da Lua?

 

Continua após a publicidade

Fonte: NASA

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*