Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Telescópio espacial Hubble pausa observações após falha

Por| Editado por Luciana Zaramela | 29 de Abril de 2024 às 09h52

Link copiado!

NASA
NASA

O telescópio espacial Hubble está operando no modo de segurança em função de uma falha em seu giroscópio, sem realizar observações científicas. No momento, a NASA está tentando retomar as operações do observatório.

Em um comunicado publicado na sexta (26), a NASA explicou que a falha ocorreu em um dos três giroscópios do telescópio, o que o fez entrar no modo de segurança automaticamente. 

Trata-se do mesmo giroscópio que forçou o Hubble a entrar no modo de segurança em novembro de 2023, quando apresentou um erro semelhante. Agora, a equipe do telescópio está tentando encontrar soluções para o ocorrido.

Continua após a publicidade

Se for necessário, o Hubble pode ser configurado para funcionar com um só giroscópio; neste caso, o outro seria uma reserva. Normalmente, o telescópio funciona com os três para chegar ao máximo de eficiência.

O Hubble recebeu seis novos giroscópios em 2009, quando foi lançada a última missão dos ônibus espaciais. Hoje, só três continuam em operação — e um deles é o que apresentou a nova falha.

Estes dispositivos fazem parte do sistema que determina a direção para a qual o Hubble está apontado durante as observações astronômicas. Só que enquanto estiver no modo de segurança, as atividades científicas ficam suspensas.

Lançado em 1990, o telescópio Hubble vem observando o universo há mais de três décadas e completou 34 anos recentemente. "A NASA antecipa que o Hubble vai continua realizando descobertas surpreendentes, trabalhando com outros observatórios, como o telescópio James Webb, nesta década e possivelmente na próxima", finalizaram.