Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Telescópio canadense capta sinais repetitivos de rádio vindos do espaço sideral

Por| 10 de Janeiro de 2019 às 09h05

Link copiado!

Telescópio canadense capta sinais repetitivos de rádio vindos do espaço sideral
Telescópio canadense capta sinais repetitivos de rádio vindos do espaço sideral

Uma série de sinais de rádio (fast radio bursts, ou simplesmente “FRB”) intermitentes e repetidos foram detectados pelo telescópio presente no observatório CHIME, na Columbia Britânica, Canadá. Os sinais, segundo os astrônomos, estão a cerca de 1,5 bilhão de anos-luz de distância, mas especialistas asseguram que ele vem de uma única fonte.

Ao todo, foram 13 emissões do mesmo sinal, feitas em caráter sucessivo, e os astrônomos não sabem apontam o propósito delas. Essa não é a primeira vez que algo do gênero é captado pela tecnologia da Terra: “Saber que existe mais uma [série de sinais] sugere que muitos outros podem existir”, disse Ingrid Stair, uma astrofísica da Universidade da Columbia Britânica. "Com mais repetidores e mais fontes disponíveis para estudo, nós talvez possamos compreender estes quebra-cabeças cósmicos — de onde eles vêm e o que os causa".

A aparição anterior também foi detectada pelo observatório, embora por um outro telescópio. A presença desta segunda série de FRBs indica, segundo os especialistas, que há um padrão de repetição destes sinais vindos do mesmo ponto no espaço. A equipe do CHIME conta que, quanto mais FRBs forem detectados, mais fácil será determinar o seu ponto de origem e sua causa. A outra aparição ocorreu em 2012, a 2,5 bilhões de anos-luz de distância.

Continua após a publicidade

O CHIME também conta que esta série de sinais é a primeira a ser detectada em uma frequência baixa de ondas: a 400 MHz (Megahertz), os sinais mais recentes superam o recorde anterior, que era de 700 MHz. Os especialistas não souberam dizer o que isso significa (e, claro, muita gente já imagina que finalmente os ETs revelaram sua existência, ainda que a emissão de tais sinais tenha outras explicações possíveis provenientes de fenômenos astronômicos), mas informam que a detecção de sinais de rádio em frequências menores podem revelar detalhes sobre o ambiente ao redor do ponto de onde eles se originaram — se há muito gás próximo, por exemplo.

O Observartório CHIME é localizado nos arredores de Penticton, na Colúmbia Britânica. Ele possui antenas semicilíndricas de 100 metros de tamanho e opera 24 horas por dia, escaneando o céu pela região norte da Terra, tornando-se uma ferramenta essencial na detecção de FRBs. Esta segunda série de sinais captados veio quando o telescópio não estava em seu maior ponto de sensibilidade, o que significa que o observatório poderá, um dia, localizar dúzias de sinais todo dia.

Fonte: BBC