Publicidade

Superlua do Esturjão: confira as melhores fotos da última superlua do ano

Por  • Editado por  Rafael Rigues  | 

Compartilhe:
Virtual Telescope Project
Virtual Telescope Project

Quem observou o céu noturno nesta quinta-feira (11) conferiu a Superlua do Esturjão, a última superlua do ano. A Lua chegou à fase cheia por volta das 22h35 (horário de Brasília), proporcionando um verdadeiro espetáculo para observadores na Europa, nos Estados Unidos e, claro, no Brasil.

As superluas acontecem quando a fase lunar cheia coincide com o perigeu, o ponto em que a Lua fica mais próxima da Terra em sua órbita elíptica; a distância média entre a Terra e a Lua é de 384.400 km, mas no perigeu, essa distância cai para aproximadamente 363.300 quilômetros. Durante o perigeu, a Lua parece ser 17% maior e 30% mais brilhante em comparação ao apogeu (quando a Lua fica mais longe da Terra).

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Nesta superlua, nosso satélite ficou a cerca de 90% do perigeu. No entanto, vale lembrar que é difícil perceber as diferenças de tamanho e brilho a olho nu. Se você quiser conferir a Lua parecendo “grande”, a dica é procurá-la quando está próxima do horizonte, já que uma ilusão de ótica irá fazer com que ela pareça maior do que realmente é.

É importante ter em mente também que o nome “superlua” não é um termo científico: na verdade, a expressão foi cunhada por um astrólogo em 1979, e segue usada para descrever a Lua cheia no perigeu. Já o apelido “Superlua do Esturjão” remete à herança cultural dos antigos povos nativo-americanos, que davam apelidos próprios para as fases cheias da Lua.

O nome em questão é inspirado na pesca dos esturjões: nesta época do verão, no hemisfério norte, é mais fácil pescá-los nos Grandes Lagos e no Lago Champlain, na América do Norte. Outro povos chamam esta Lua cheia de “Lua do Voo”, já que é nesta época que os pássaros jovens aprendem a voar.

As melhores fotos da última superlua do ano

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

Fonte: NASA (1, 2), Space.com

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*