Starship: foguete da SpaceX explode em teste e força aviões a mudarem rota
Por Danielle Cassita • Editado por Luciana Zaramela |

A SpaceX lançou seu foguete Starship no 7º teste de voo nesta quinta (16), mas nem tudo correu conforme o esperado. O veículo foi lançado às 19h37 no horário de Brasília a partir da plataforma em Starbase, no sul do Texas, iniciando uma missão com alguns objetivos ousados: a empresa queria “agarrar” o booster Super Heavy com os braços da torre de lançamentos, e conseguiu, mas perdeu o contato com o foguete Starship, que explodiu sobre as águas do Atlântico.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Após teste bem-sucedido, o que a SpaceX deve aprontar com o Starship?
- Starship: estrondo de foguete da SpaceX é tão alto que pode danificar prédios
Considerado o maior foguete do mundo, o Starship é formado pelo booster Super Heavy e pelo Starship, a espaçonave propriamente dita. Desta vez, um dos objetivos do teste de voo era usar os braços da torre robótica para “abraçar” o propulsor, feito realizado no quinto teste. Deu certo: cerca de sete minutos após o lançamento, o booster desceu em segurança à torre.
Quase 8,5 minutos depois, a SpaceX perdeu o contato com o Starship. “Conforme estávamos chegando ao fim do acionamento [dos motores], vimos os motores caindo na telemetria, e perdemos o contato”, comentou Dan Huot, da SpaceX, durante a transmissão da missão. Por enquanto, o motivo do incidente não foi anunciado.
A Administração Federal de Aviação (FAA), agência que regula voos nos Estados Unidos, declarou ao TechCrunch que precisou alterar as rotas de várias aeronaves próximas do local do teste. O motivo foi a queda dos detritos do Starship após a explosão.
Outro objetivo da missão era liberar 10 réplicas de satélites Starlink cerca de 17,5 minutos após o lançamento, que têm tamanho e peso semelhantes aos da nova geração de satélites de internet da SpaceX. Como o Starsip foi perdido, não foi possível liberar os satélites conforme esperado. Se o procedimento tivesse sido feito, os satélites iriam acompanhar a trajetória suborbital do foguete e cairiam no oceano Índico.
O Starship é considerado o foguete mais poderoso já construído, e não é sem motivo. A SpaceX vem desenvolvendo o poderoso lançador para ajudar a levar a humanidade a destinos distantes, como a Lua, Marte e além. E, enquanto isso, planeja realizar vários testes nos próximos meses.
Leia também:
Assista ao pouso do foguete Starship como se você estivesse em alto mar
SpaceX "agarrou" booster do foguete Starship, mas foi por pouco; entenda
Vídeo: Starlink como funciona?
Fonte: Space.com