SpaceX relança Dragon levando suprimentos à Estação Espacial Internacional

Por Redação | 05.06.2017 às 14:24

No sábado (03), a SpaceX obteve sucesso no lançamento da cápsula Dragon em direção à Estação Espacial Internacional (ISS). A cápsula já havia sido reutilizada em missão parecida no mês de fevereiro, mas uma falha de software fez com que a entrega não pudesse ser realizada. Agora, a companhia reutilizou a Dragon carregada de cerca de 2.720 quilos de suprimentos e equipamentos de pesquisa para os astronautas que vivem na ISS.

A primeira vez que a SpaceX contou com a cápsula Dragon foi em setembro de 2014. O sucesso obtido em seu mais recente lançamento representa mais um marco histórico para a companhia de Elon Musk, que vem trabalhando nessa ideia de foguetes e cápsulas reutilizáveis a fim de concretizar seus planos de iniciar uma exploração comercial do espaço com custos reduzidos.

Após a cápsula Dragon ser disparada em um foguete Falcon 9 (que, dessa vez, não foi reutilizado), ela se desacoplou da estrutura cerca de 10 minutos após o lançamento, aproveitando, então, os raios solares para captar a energia necessária para chegar à ISS — o que aconteceu no domingo (4) após um voo de 41 horas.

A SpaceX já vem trabalhando na construção da Dragon 2, que será planejada para trazer membros da tripulação da ISS de volta à Terra, bem como levar novos astronautas para lá. Os primeiros testes devem acontecer em 2018.

Fontes: TechCrunch, NASA