Publicidade

Missão M1 é lançada à Lua levando rover dos Emirados Árabes e lander japonês

Por  • Editado por  Patricia Gnipper  |  • 

Compartilhe:
Mohammed bin Rashid Space Centre
Mohammed bin Rashid Space Centre

A SpaceX realizou no domingo (11) o lançamento de um módulo de pouso japonês e um rover dos Emirados Árabes Unidos rumo à Lua, dando início à exploração espacial dos dois países. Uma pequena sonda da NASA também "pegou carona" nesta missão, chamada M1 (sigla de Mission 1).

O lançamento se deu após alguns imprevistos e adiamentos. A data original seria entre os dias 9 e 15 de novembro, mas uma mudança transferiu o lançamento para o dia 30 de novembro. Por fim, a SpaceX reagendou a M1 para o dia 11 de dezembro para um preparo melhor.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O lander Hakuto-R marca a primeira empreitada espacial da ispace e demonstrará as capacidades de pouso espacial da empresa japonesa. Se tudo der certo, a ispace já planeja lançar a M2 à Lua em 2024 e a M3 em 2025. Depois da M3, a empresa quer lançar duas missões por ano para levar cargas úteis de terceiros à Lua, ajudando a desenvolver a permanência sustentável na superfície lunar.

Ao lado do Hakuto-R, o foguete Falcon 9 transportou o rover árabe Rashid 1. Este rover tem peso de 10 quilos e será o primeiro robô dos Emirados Árabes Unidos na Lua, sendo também o menor já enviado até lá. Ele deverá tirar fotos com seu conjunto de câmeras para estudar a geologia lunar e sua missão vai duar um dia lunar (ou 14 dias terrestres).