SpaceX lança mais satélites Starlink; testes em fase beta começam em breve

Por Patrícia Gnipper | 15 de Junho de 2020 às 13h30
SpaceX
Tudo sobre

SpaceX

Saiba tudo sobre SpaceX

Ver mais

No sábado (13), a SpaceX lançou mais um lote de satélites Starlink, desta vez com 58 unidades em vez de 60, como de costume. É que a empresa aproveitou o lançamento para enviar à órbita três satélites Planet; por isso, sacrificou três unidades de seu projeto de internet banda larga.

Com o lançamento da vez, a oferta do serviço em fase beta começa em breve, ainda que a empresa de Elon Musk não tenha dado uma data específica para tal. A Starlink, por sinal, já disponibilizou em seu site oficial um formulário de inscrição para que as pessoas recebam atualizações sobre notícias e oferta do serviço de internet em sua área. Ao se inscrever, você recebe por e-mail uma mensagem dizendo que os testes beta privados começarão "no final deste verão" — ou seja, no final do inverno aqui no Brasil —, com os testes públicos sendo iniciados na sequência.

(Captura de tela: Patricia Gnipper/Canaltech)

Quanto aos satélites Planet enviados com o lançamento Starlink, eles fazem parte da constelação SkySat, que já tem pouco mais de uma dúzia de satélites que geram imagens de alta resolução da Terra a partir da órbita. No próximo lançamento Starlink, que acontece em julho, mais satélites Planet serão enviados. A constelação SkySat faz parte de um novo programa da SpaceX chamado SmallSat Rideshare, que oferece uma "carona" em lançamentos do foguete Falcon 9.

Fonte: The Verge

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.