Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

SpaceX lança mais satélites Starlink e quebra um novo recorde

Por| 04 de Fevereiro de 2021 às 15h10

Link copiado!

Reprodução/SpaceflightNow/Twitter
Reprodução/SpaceflightNow/Twitter
Tudo sobre SpaceX

Nesta quinta-feira (4), com a missão Starlink 18, a SpaceX lançou mais 60 satélites Starlink para "engordar" sua megaconstelação de satélites, projetada para fornecer internet banda larga de alta velocidade e baixa latência a todo o mundo. Um foguete Falcon 9 foi lançado durante a madrugada, no Space Launch Complex 40, e outro deverá ocorrer em breve: um novo lançamento com mais uma leva de satélites está previsto já para essa sexta-feira (5)

Depois de o foguete ter sido lançado, o sistema de direcionamento do Falcon 9 o guiou para ficar alinhado com a inclinação orbital planejada para liberar os satélites. Após acelerar até ultrapassar a velocidade do som, o foguete seguiu pelas camadas superiores da atmosfera e liberou o propulsor do primeiro estágio em 2 minutos, aproximadamente. Passados mais alguns minutos, o booster pousou na embarcação “Of Course I Still Love You”, uma das duas que a SpaceX possui para receber os estágios reutilizáveis e levá-los ao porto.

Enquanto isso, o motor do estágio superior do foguete foi ativado para manter a aceleração necessária até a órbita; cerca de nove minutos depois, o estágio alcançou a órbita preliminar e reativou os motores para realizar uma segunda manobra para a órbita desejada, a cerca de 290 km de altitude. Depois de uma hora, a SpaceX confirmou que os 60 satélites foram implementados com sucesso.

Continua após a publicidade

O lançamento de hoje acabou ocorrendo antes da missão Starlink 17, que estava prevista para segunda-feira (1º), mas acabou adiada devido às más condições climáticas na zona de recuperação. Como a empresa depende bastante da frota de foguetes reutilizáveis, é preciso garantir o sucesso da recuperação dos propulsores. Com a missão de hoje, o primeiro estágio deste Falcon 9 chegou à marca de cinco lançamentos, sendo que o último ocorreu há apenas 27 dias, o que representa o menor período entre missões diferentes de qualquer propulsor da SpaceX.

Agora, a missão Starlink 17 deverá ocorrer nessa sexta-feira (5). O novo lançamento está previsto para o período da manhã e levará mais 60 satélites para a órbita. Desta vez, a embarcação "Just Read the Instructions" vai entrar em ação para recuperar o primeiro estágio do foguete, assim como a "Of Course I Still Love You" fez hoje.

Continua após a publicidade

A SpaceX já conta com mais de mil satélites em órbita, sendo que o projeto prevê um total de pelo menos 30 mil unidades. Mas, mesmo com pouco mais de mil em órbita, o serviço já vem sendo utilizado em fase beta por usuários nos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido. Quando se tornarem totalmente operacionais, os satélites vão orbitar nosso planeta à altitude de 550 km para, assim, fornecer cobertura de banda larga para todo o mundo, mesmo em localidades remotas.

Fonte: Space.com,SpaceflightNow