Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

SpaceX faz 32º lançamento no ano e supera recorde estabelecido em 2021

Por| 25 de Julho de 2022 às 11h01

Link copiado!

SpaceX
SpaceX
Tudo sobre SpaceX

A SpaceX fez nesta sexta-feira (22) seu 32º lançamento de um Falcon 9 em 2022, superando o total de lançamentos realizados em todo o ano de 2021. O foguete Falcon 9 B1071 decolou às 14h39 da base aérea de Vanderberg, na costa Oeste dos EUA, carregando mais 46 satélites para a constelação Starlink na missão Starlink 3-2.

Poucos minutos após o lançamento o primeiro estágio pousou a bordo de uma balsa autônoma da SpaceX na costa da Califórnia, encerrando seu quarto voo e marcado a 132ª recuperação seguida de um primeiro estágio após um lançamento orbital.

A missão Starlink 3-2 foi o sétimo lançamento a partir de Vandenberg neste ano. Ele estava originalmente programado para a quinta-feira (21), mas foi cancelado faltando 46 segundos para a decolagem após uma leitura "fora da escala" ser detectada em um dos motores Merlin 1-D. Esta foi a primeira vez que um lançamento foi abortado por motivos técnicos desde dezembro de 2020.

Continua após a publicidade

“O computador de voo viu uma leitura fora dos limites na posição da válvula de backup no sistema de propulsão do primeiro estágio, e essa leitura causou uma retenção automática na contagem regressiva”, disse Kate Tice, engenheira e comentarista da SpaceX durante a transmissão do lançamento.

O voo desta sexta-feira também quebrou o recorde de menor tempo entre lançamentos a partir de Vanderberg, que era de 23 dias e foi reduzido para 12 dias. O lançamento anterior foi em 10 de julho, também com um lote de satélites Starlink.

A SpaceX pretende realizar até 60 lançamentos em 2022, mais de um por semana e o dobro do realizado no ano anterior. Se alcançada, a marca supera o recorde estabelecido pela China, o país que mais lançou em 2021, com 56 lançamentos.

Continua após a publicidade

Fonte: SpaceFlightNow