SpaceX finalmente explica última explosão do foguete Starship em 8º teste de voo
Por Danielle Cassita |

O foguete Starship, da SpaceX, explodiu em seu último teste de voo devido a uma anomalia no estágio superior. Segundo a companhia aeroespacial de Elon Musk, a base do Starship apresentou um flash brilhante, indicando problemas em seus motores Raptor. É o que concluiu a SpaceX após as investigações do desfecho obtido no 8º teste de voo do protótipo do veículo, conduzido em março.
- Starship | Acidentes, rumores sobre falhas e a previsão de lançamento para 2026
- Foguetes: quando foram criados e como funcionam?
Naquele dia, o sistema formado pelo foguete Starship e pelo propulsor Super Heavy foi lançado a partir de Starbase, no Texas. O booster retornou para pousar na torre de lançamentos, e o Starship explodiu sobre o Atlântico menos de 10 minutos após o início da missão. O incidente foi registrado por observadores, que publicaram nas redes sociais vídeos dos detritos do foguete.
De acordo com um comunicado da empresa em seu site, isso se deve a uma anomalia no “porão” da espaçonave, que abriga seus seis motores Raptor. O brilho foi observado perto de um dos motores no centro do Starship e levou ao que a SpaceX descreveu como um “evento energético”, que fez com que o dispositivo fosse desatualizado.
Na sequência, os demais motores perderam impulso, fazendo com que o veículo ficasse fora de controle e tombasse. A SpaceX perdeu o contato com o Starship cerca de dois minutos depois do primeiro flash, que acionou o software de terminação de voo e a consequente autodestruição do foguete.
“A causa raiz mais provável para a perda do Starship foi identificada como uma falha de hardware em um dos motores Raptor centrais do estágio superior, que resultou em mistura e ignição inadvertida de propelente”, explicou a SpaceX. Em preparação para o próximo voo, a SpaceX ajustou algumas das estruturas mais críticas do estágio superior e aplicou melhorias para evitar que gases inflamáveis entrem em combustão fora do momento desejado.
A SpaceX anunciou a data do nono teste de voo no mesmo dia em que anunciou as descobertas sobre o resultado do oitavo teste de voo. A próxima missão deve ser lançada na terça-feira (27) a partir das 20h30 no horário de Brasília, com transmissão disponível no site da empresa e em seu perfil no X, antigo Twitter.
Leia também:
- SpaceX ganha aprovação para 25 lançamentos do Starship por ano; limite era de 5
- Starship: estrondo de foguete da SpaceX é tão alto que pode danificar prédios
Vídeo: Como tirar foto da Lua com o celular
Fonte: SpaceX