Publicidade

SpaceX adia missão que vai permitir volta de astronautas "presos" na ISS

Por  | 

Compartilhe:
SpaceX
SpaceX

A SpaceX suspendeu o lançamento da missão Crew-10 à Estação Espacial Internacional nesta quarta (12). A mudança de planos foi anunciada quando faltavam cerca de 45 minutos para o foguete Falcon 9 deixar a plataforma do Centro Espacial Kennedy, na Flórida. 

O lançamento estava programado para acontecer às 20h48 no horário de Brasília. No entanto, a operação foi suspensa porque a SpaceX identificou um problema de hidráulica na estrutura que mantém o foguete Falcon 9 posicionado na plataforma. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

“Esta é uma questão de basicamente como o veículo é mantido no local na liberação durante o lançamento”, explicou Mike Ravenscroft, do Commercial Crew Program, da NASA. Segundo informações da NASA, a nova tentativa de lançamento ficou proramada para sexta (14), às 20h03 no horário de Brasília. 

A Crew-10 conta com as astronautas Anne McClain e Nichole Ayers, ambas da NASA. Elas estão acompanhadas por Takuya Onishi, da agência espacial japonesa JAXA, e pelo cosmonauta Kirill Peskov. 

A tripulação vai passar cerca de seis meses na Estação Espacial Internacional, trabalhando em experimentos científicos, caminhadas espaciais e outros procedimentos. Após a chegada deles, os astronautas da Crew-9 podem voltar à Terra. 

Isso inclui também o tão aguardado retorno de Suni Williams e Butch Wilmore, astronautas da NASA que estão no laboratório orbital desde junho de 2024. A missão deles deveria durar apenas 10 dias, mas problemas observados na cápsula Starliner, da Boeing, fizeram a NASA prolongar a estadia da dupla.  

Leia também:

Vídeo: Como tirar foto da Lua com o celular