Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

SpaceX marca lançamento do maior foguete do mundo para 5 de junho

Por| Editado por Luciana Zaramela | 28 de Maio de 2024 às 11h07

Link copiado!

SpaceX
SpaceX

A SpaceX já tem data “confirmada” para o quarto teste de voo do Starship, o maior foguete do mundo. O lançamento está previsto para acontecer no dia 5 de junho, às 9h (horário de Brasília). Entretanto, os planos ainda dependem da aprovação regulatória. 

O lançamento do maior foguete do mundo só irá acontecer na próxima semana, se a SpaceX obter uma licença atualizada da agência norte-americana Federal Aviation Administration (FAA).

Com tudo acertado, o lançamento está previsto para ocorrer nas instalações em Starbase, no sul do Texas. Todo o teste será transmitido ao vivo, a partir da conta da SpaceX no X.

Continua após a publicidade

“Como acontece com todos os testes de desenvolvimento, o cronograma é dinâmico e pode mudar”, adianta a fabricante de sistemas aeroespaciais, em nota sobre o possível lançamento.

Foguete Starship da SpaceX

O maior foguete do mundo é composto pelo propulsor Super Heavy e pelo veículo Starship — este nome é também usado como um sinônimo para se referir a todo o conjunto. Os estágios juntos formam um foguete que mede 122 m de altura.

De fato, o Starship já é o maior foguete construído. Indo além deste marco, há a promessa de ser o mais potente já criado pela humanidade. Entre os diferenciais, está a possibilidade do sistema ser total e rapidamente reutilizável.

Testes com o maior foguete do mundo

Até o momento, já foram realizados três testes envolvendo o lançamento do foguete da SpaceX: abril de 2023, novembro de 2023 e março deste ano. Na primeira tentativa, o Starship explodiu no céu poucos minutos após a decolagem, o que exigiu uma série de adaptações na estrutura original.

No terceiro lançamento, o processo foi melhor sucedido, com o foguete Starship voando durante 50 minutos e cumprindo uma série de objetivos previamente definidos. Entretanto, não foi possível completar um pouso seguro, o que garantiria o aproveitamento total. 

Continua após a publicidade

Agora, no quarto teste, o objetivo da SpaceX é provar que consegue trazer tanto o propulsor quanto o veículo, de volta, intactos ao solo.

"O quarto teste de voo muda nosso foco de alcançar a órbita para demonstrar a capacidade de retornar e reutilizar a Starship e o Super Heavy. Os objetivos principais serão executar uma queima de pouso e um pouso suave no Golfo do México com o impulsionador Super Heavy, e conseguir uma entrada controlada da nave estelar", informa a empresa.

A seguir, confira as imagens completas da missão anterior:

Continua após a publicidade

Fonte: SpaceX