Space Adventures desiste de levar turistas espaciais à órbita com nave da SpaceX

Space Adventures desiste de levar turistas espaciais à órbita com nave da SpaceX

Por Wyllian Torres | Editado por Patrícia Gnipper | 25 de Outubro de 2021 às 13h20
Reprodução/NASA

Em fevereiro de 2020, a empresa norte-americana Space Adventures anunciou planos de levar ao espaço quatro turistas a bordo da nave Crew Dragon, da SpaceX — numa missão bem parecida com a recente Inspiration4. Agora, a Space Adventures revela ter abandonado a parceria, mas não descarta alguma possibilidade de executá-la no futuro.

Até então, a missão comercial entre Space Adventures e SpaceX estava planejada para ser lançada entre o final deste ano e início de 2022. Acontece que, desde o ano passado, poucas atualizações foram feitas a respeito. Tom Shelley, presidente da Space Adventures, informou que “nossa reserva com a SpaceX expirou e essa não é uma missão que estaremos executando no futuro imediato”.

Nave Crew Dragon, da SpaceX, acoplada à ISS (Imagem: Reprodução/SpaceX)

Embora a missão tenha sido comercializada para um grande número de clientes, Stacey Tearne, porta-voz da empresa, disse que a combinação de preço, tempo e experiência à época do acordo não estava definida. “Esperamos revisitar a oferta no futuro”, acrescentou Tearne. A Space Adventures já levou vários astronautas para a ISS desde 2001 a partir da nave russa Soyuz e o lançamento mais recente foi em 2009.

Apesar de abandonar a missão de turismo comercial, a empresa mantém seu compromisso de levar o bilionário japonês Yusaku Maezawa e seu assistente de produção, Yozo Hirano, para a Estação Espacial Internacional (ISS) a bordo da nave Soyuz MS-20. A missão, marcada para o próximo dia 8 de dezembro, contará também com o cosmonauta Alexander Misurkin.

Além disso, a Space Adventures planeja outra missão com destino à ISS, que incluiria uma caminhada espacial com um de seus clientes pagantes. Não há informações sobre quem participará deste lançamento, que não acontecerá antes de 2023.

Fonte: SpaceNews

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.