Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Sonda que vai se chocar com asteroide é registrada em foto e vídeo; veja

Por| Editado por Patricia Gnipper | 29 de Novembro de 2021 às 11h22

Link copiado!

The Virtual Telescope Project
The Virtual Telescope Project
Tudo sobre NASA

A sonda da Double Asteroid Redirection Test (DART), da NASA, foi registrada em fotos e vídeos produzidos pelo telescópio Elena, instalado em Ceccano, na Itália. As imagens mostram a nave se separando do segundo estágio do foguete Falcon 9 algumas horas após o lançamento, realizado da Base da Força Espacial de Vandenberg, na Califórnia.

O astrônomo Gianluca Masi explicou que o foguete e a sonda aparecem juntos em uma única imagem, feita remotamente com exposição de 30 segundos. O registro foi produzido aproximadamente 10 horas após o lançamento com o telescópio Elena, uma unidade robótica do projeto The Virtual Telescope, e mostra a DART a cerca de 150 mil km de distância de nós.

Confira a imagem:

Continua após a publicidade

Tanto a sonda quanto o segundo estágio do foguete aparecem como pontinhos nítidos na direção central da imagem. O mais brilhante deles é a DART, e o outro, o booster do Falcon 9.

Além da imagem estática, o telescópio conseguiu registrar também um breve vídeo, que mostra variações de brilho no propulsor causadas por sua rotação — tanto que você perceberá que há momentos em que o estágio parece brilhar mais que a própria nave.

Veja abaixo o vídeo, que mostra rapidamente o movimento da nave e do propulsor:

Continua após a publicidade

A DART foi lançada com o objetivo de conduzir um teste inédito, que mostrará se é possível usar uma nave espacial para desviar a órbita de um asteroide, através de uma colisão com ele. Isso acontecerá em um sistema binário de asteroides formados por Didymos, o maior do sistema, e Dimorphos, uma rocha menor que orbita a outra e será o alvo da missão.

Se tudo correr bem, esse tipo de intervenção poderá ser usada para desviar possíveis asteroides perigosos no futuro. O resultado da missão será investigado posteriormente pela missão Hera, da Agência Espacial Europeia (ESA).

Fonte: The Virtual Telescope