Publicidade

Sonda Hayabusa-2 do Japão coleta amostras do asteroide Ryugu com sucesso

Por| 11 de Julho de 2019 às 13h14

Link copiado!

JAXA
JAXA

Em fevereiro, a sonda japonesa Hayabusa-2 tocou a superfície do asteroide Ryugu pela primeira vez, quando disparou um projétil ali para liberar detritos superficiais a serem coletados. Depois, em abril, a sonda lançou explosivos para abrir uma cratera no asteroide, com o mesmo objetivo de liberar ainda mais materiais a serem coletados posteriormente. E agora, na noite de quarta-feira (10), a sonda da JAXA completou mais um passo de sua missão com sucesso: a nave fez seu segundo pouso no objeto, e já coletou as amostras — que serão trazidas à Terra no final de 2020.

Tudo aconteceu por volta das 22h no horário de Brasília. Depois do feito, Yuichi Tsuda, gerente do projeto na JAXA, declarou: "Coletamos uma parte da história do Sistema Solar. Nunca coletamos material sub-superficial de um corpo celeste mais distante do que a Lua. Nós conseguimos e fomos bem sucedidos".

Com isso, a agência espacial japonesa terá em mãos material precioso que poderá fornecer insights sobre a formação de nosso sistema estelar, que já tem cerca de 4,6 bilhões de anos. A Hayabusa-2 chegou a Ryugu em julho do ano passado, e chegou a liberar por lá alguns robôs exploratórios que começaram a nos enviar imagens e informações sobre a superfície do objeto de 850 metros de diâmetro, aproximadamente, que fica a cerca de 300 milhões de km da Terra.

Continua após a publicidade

A nave continuará explorando o asteroide até o final deste ano, quando iniciará uma nova manobra, desta vez de volta ao lar. A Hayabusa-2 é a primeira espaçonave na história da nossa exploração espacial a visitar um asteroide rico em carbono, como é o caso do Ryugu, classificado como sendo do tipo C. É esperado que as amostras coletadas tenham moléculas orgânicas em sua composição, o que pode ajudar a ciência a entender como a vida chegou à Terra.

Fonte: Phys.org