Publicidade

Saturno em oposição será visível do Brasil; saiba como observar

Por  • Editado por Luciana Zaramela | 

Compartilhe:
NASA, ESA/A. Simon/M.H. Wong/OPAL team
NASA, ESA/A. Simon/M.H. Wong/OPAL team

Este sábado (7) vai render uma ótima oportunidade para a observação de Saturno nos céus brasileiros. O gigante gasoso vai entrar em oposição no fim de semana, ou seja, vai ficar no lado oposto da Terra em relação ao Sol. Portanto, o planeta vai aparecer maior e mais brilhante que o comum. 

A oposição vai acontecer às 1h27 de domingo (8), quando o Sol e Saturno estiverem opostos um em relação ao outro no céu. Quando chega à oposição, Saturno parece maior que o comum porque fica no ponto mais próximo da Terra.

O fenômeno permite a observação do chamado Efeito Seeliger, nome dado ao maior brilho do planeta e dos seus anéis. O efeito acontece porque a posição de Saturno em relação ao Sol, bem como a da Terra, fazem com que nosso astro ilumine o planeta e os anéis diretamente. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A dica para encontrar o planeta durante a oposição é procurá-lo na direção oposta do pôr do Sol. No caso, Saturno nasce pouco após o anoitecer e se põe antes do amanhecer, e para vê-lo, é só procurar o ponto luminoso e amarelado na direção da constelação de Aquarius, o Aquário.

Se você tiver em mãos um par de binóculos ou algum instrumento parecido, pode conseguir ver os anéis do planeta. 

Se as condições meteorológicas não estiverem adequadas para a observação, não se preocupe. Saturno continua parecendo maior e mais brilhante que o comum por alguns dias, portanto, ainda há tempo para vê-lo no céu. 

Após Saturno, Netuno vai entrar em oposição em 20 de setembro. O planeta pode ser visto na direção da constelação de Peixes, mas a má notícia é que, mesmo brilhando mais que o comum, é difícil observar Netuno sem um telescópio.