Publicidade

Satélite da China se transforma em bola de fogo no céu dos EUA; assista o vídeo

Por  | 

Compartilhe:
ESA-D. Ducros
ESA-D. Ducros

Uma bola de fogo foi vista no céu de partes dos Estados Unidos no sábado (21), e se você pensou se tratar de algum meteoro, se enganou. Na verdade, o objeto brilhante era o satélite chinês Superview 1-02, que reentrou na atmosfera da Terra e foi queimado.  

A Sociedade Americana de Meteoros recebeu mais de 100 relatos vindos de observadores do Texas à Flórida, que flagraram o fenômeno. Imagens da reentrada do satélite mostram que ele queimou em grande estilo, se rompendo e deixando alguns rastros luminosos no céu. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Jonathan McDowell, astrofísico do Centro de Astrofísica Harvard Smithsonian, explicou em publicações no X/Twitter que a reentrada aconteceu sobre Nova Orleans. “Foi amplamente observada”, acrescentou ele. 

O satélite Superview 1-02 foi um dos dois satélites Superview 1 lançados em 2016 com um foguete Long March 2D, da China. Os SuperView 1 foram os primeiros satélites comerciais da China voltados para observações da Terra em alta resolução.  

No entanto, nem tudo correu conforme o planejado na missão: ao invés de os satélites ficarem em uma órbita circular 530 km acima da superfície da Terra, eles acabaram posicionados em órbitas elípticas, ficando de 214 km a 524 km do nosso planeta. 

Leia também:

Chuvas de meteoros são perigosas para astronautas e satélites?

3º maior meteorito do Brasil é comprado pela UFRJ e será exposto em museu

Vídeo: Como tirar foto da Lua com o celular?

Continua após a publicidade

Fonte: Space.com