Publicidade

Saiba como assistir ao lançamento da sonda InSight da NASA neste sábado (5)

Por| 04 de Maio de 2018 às 18h27

Link copiado!

NASA
NASA
Tudo sobre NASA

Se você curte ciência e acompanha o trabalho da NASA, com certeza deve saber que a agência pretende lançar uma nova sonda espacial neste sábado (5). Batizado de InSight, o equipamento vai viajar durante seis meses e meio até aterrissar em Marte, onde se ocupará de estudar “martemotos” — uns tremores que acontecem no Planeta Vermelho e se assemelham muito aos terremotos que sofremos aqui na Terra.

A ideia da NASA é determinar se esses abalos são causados simplesmente por quedas de meteoros no astro ou se há um motivo mais complexo por trás desse fenômeno. O lançamento da InSight ficará a cargo do foguete Atlas V, e, junto com a sonda, também serão enviados dois pequenos satélites CubeSats batizados como MarCO-A e MarCO-B, cuja função é auxiliar na comunicação do aparelho principal com os cientistas terráqueos.

Diferente da maioria das missões da NASA, o lançamento da InSight não ocorrerá na Flórida, mas sim na Califórnia — ou, sendo mais específico, na Base da Força Aérea de Vandenberg. O motivo é simples: por ser uma carga mais leve, a sonda será lançada em um trajeto mais curto do que o geralmente feito por outros foguetes, que costumam viajar pelo Atlântico para pegar uma aceleração extra antes de deixar nosso planeta.

Continua após a publicidade

Como de praxe, a agência pretende transmitir tudo através da internet, e criou uma página especial para que qualquer internauta possa acompanhar esse aguardado lançamento. Basta visitá-la à 7h30 da manhã do horário de Brasília para acompanhar o streaming ao vivo. Além disso, conteúdos adicionais serão postados nos canais oficiais da NASA no Ustream e no YouTube.

E quem preferir assistir ao lançamento ouvindo comentários e explicações em português, pode acompanhar a cobertura do Mensageiro Sideral, com Salvador Nogueira, além da participação do astrônomo Cássio Barbosa e também do engenheiro aeroespacial Lucas Fonseca. Como bônus, Nogueira entrevistará o brasileiro engenheiro-chefe de algumas missões da NASA, Ramon de Paula.

Fonte: NASA