Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Rússia vai enviar dois novos módulos à Estação Espacial Internacional em 2021

Por| 01 de Outubro de 2020 às 13h45

Link copiado!

NASA
NASA

Pela primeira vez em 11 anos, a Rússia deve levar dois novos módulos Nauka e Princhal para a Estação Espacial Internacional (ISS). Os lançamentos deverão ocorrer em abril e setembro do ano que vem, respectivamente. 

Dmitry Rogozin, o diretor da agência espacial russa (Roscosmos), já havia revelado que o módulo Nauka deverá ser lançado em abril de 2021. “O lançamento do módulo laboratorial Nauka está agendado para 20 de abril de 2021, e o módulo nodal Prichal, para 14 de setembro de 2021”, disse uma fonte da indústria de foguetes e espaço.

Já o módulo Nauka — ou Módulo de Laboratório Multiuso (MLM) — segue em desenvolvimento há mais de 20 anos e tinha o objetivo de ser uma espécie de reserva para o Zarya, o primeiro módulo da ISS. Entretanto, em 2004 foi decidido um corte de custos para o segmento russo da estação e a conversão do Nauka para um módulo de voo integrado. 

Continua após a publicidade

Além disso, uma série de atrasos o mantiveram em solo por anos: engenheiros da contratante para o programa de voos espaciais tripulados da Rússia encontrou problemas no sistema de propulsão do módulo em 2013, de modo que foi enviado para reparos e sofreu mais alguns anos de atraso. Já o módulo Prichal — que, em russo, significa "píer" ou "doca" — terá seis portas de acoplagem, onde uma será utilizada para conectá-lo ao Nauka e as outras estarão disponíveis para o uso de veículos visitantes e adição de novos módulos.

Fonte: SpaceDaily, NasaSpaceFlight, SpaceflightNow