Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Rover Perseverance produz duas vezes mais oxigênio em Marte

Por| Editado por Patricia Gnipper | 28 de Junho de 2023 às 13h40

Link copiado!

NASA/JPL-Caltech/MSSS
NASA/JPL-Caltech/MSSS

O rover Perseverance quebrou um novo recorde de produção de oxigênio em Marte. A nova marca foi alcançada com o experimento MOXIE, que usa o dióxido de carbono da atmosfera para produzir o gás.

O MOXIE (sigla de Mars Oxygen In Situ Resource Utilization Experiment) é um experimento com tamanho parecido com o de uma torradeira. Mesmo sendo tão pequeno, ele é poderoso o suficiente para separar o átomo de oxigênio em cada molécula de carbono.

Ele já mostrou que é capaz de produzir oxigênio suficiente para um astronauta respirar por quase 100 minutos. Agora, os cientistas do MOXIE decidiram ir além, e testaram os limites do dispositivo no início do mês. Para isso, eles o usaram no nível máximo de produção.

Continua após a publicidade

Desta vez, ele ficou ativo por 58 minutos durante uma noite em Marte. “Este foi o uso de maior risco que já corremos”, observou Michael Hecht, investigador principal do MOXIE. Mesmo assim, os esforços valeram a pena: o dispositivo deveria produzir 6 g de oxigênio a cada hora, mas conseguiu dobrar a taxa.

Para ele, os resultados do experimento são um bom incentivo para próximos passos, como o desenvolvimento de um sistema em escala completa na Terra. Este equipamento seria capaz de liberar oxigênio automaticamente, gerando até 30 toneladas do gás para missões tripuladas em Marte.

Fonte: Space.com