Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Rover Perseverance faz panorama em 360º do local de voo do helicóptero Ingenuity

Por| Editado por Patricia Gnipper | 09 de Junho de 2021 às 20h30

Link copiado!

NASA/JPL-Caltech/ASU/MSSS
NASA/JPL-Caltech/ASU/MSSS
Tudo sobre NASA

Em abril, o helicóptero Ingenuity realizou seus primeiros voos em Marte. Assim, enquanto acompanhava a pequena aeronave, o rover Perseverance fez uma incrível imagem panorâmica da região de Van Zyl Overlook, na cratera Jezero. O panorama tem resolução de 2,4 bilhões de pixels e é formado por um mosaico composto por 992 imagens individuais, obtidas entre os dias 15 e 26 de abril — ou seja, durante os 53º e 64º dias marcianos da missão.

As fotos foram tiradas pelo “olho” direito do sistema de câmeras duplas do instrumento Mastcam-Z, que fica na “cabeça” do rover. Algumas partes da areia ficaram cobertas pelo próprio Perseverance quando as imagens foram registradas, de modo que essas áreas foram preenchidas com fotos das mesmas regiões, mas que foram tiradas pela câmera do “olho” esquerdo ou por registros de navegação anteriores. As fotos do céu foram editadas digitalmente para que correspondessem à cor real daquele momento.

Confira o panorama no vídeo abaixo, com visualização em 360º e indicações de lugares importantes:

Continua após a publicidade

Até agora, o rover já mostrou ser possível produzir oxigênio a partir do dióxido de carbono da atmosfera marciana, já capturou mais de 75 mil imagens do Planeta Vermelho, começou a analisar rochas e gravou os primeiros sons por lá. Agora, o Perseverance já está deixando o local chamado Octavia E. Butler para dar início às atividades da fase científica da missão. "Ao longo dos próximos meses, o Perseverance explorará o fundo da cratera Jezero”, disse Jennifer Trosper, gerente de projeto do Perseverance. “É dali que as primeiras amostras de outro planeta serão coletadas, para retornarem à Terra em uma missão futura", completa.

Um dos principais objetivos da missão do Perseverance é a astrobiologia — incluindo a busca por sinais de antigas formas de vida microbianas, caso tenham existido. Assim, o rover coletará e armazenará amostras de rocha e regolito, que serão armazenadas em tubos; depois, uma missão realizada em parceria da NASA com a Agência Espacial Europeia irá recolher o material e trazê-lo para a Terra para análises.

Fonte: NASA