Publicidade

Rover Perseverance coleta nova amostra em Marte após problema com a anterior

Por  • Editado por  Patricia Gnipper  | 

Compartilhe:
NASA/JPL-Caltech/ASU
NASA/JPL-Caltech/ASU
Tudo sobre NASA

O rover Perseverance coletou uma nova amostra para substituir a anterior, que acabou descartada após ficar presa no interior dos mecanismos do rover. A coleta do novo material foi feita na rocha Issole, a mesma que havia sido amostrada anteriormente, e a nova amostra obtida pode ser uma das mais antigas já coletadas pelo veículo até o momento.

A coleta foi anunciada pelos oficiais da missão em uma publicação feita no Twitter. “Essa rocha quase pareceu surpresa quando viu que eu estava voltando! Por sorte, pude coletar outra amostra para substituir a que descartei antes”, escreveram. “Esta pode ser uma das rochas mais antigas das quais eu já coletei amostras, e pode nos ajudar a entender a história deste lugar”.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A nova coleta foi realizada após um imprevisto ocorrer durante o procedimento anterior, realizado em dezembro. Ao conduzir sua sexta tentativa de coleta de amostras em Marte, o Perseverance até conseguiu obter o material, inserindo-o em um de seus tubos de titânio, mas havia algo impedindo a vedação correta do tubo. Depois, a equipe da missão descobriu que havia pedrinhas obstruindo o mecanismo de coleta. Para removê-las, eles decidiram realizar um procedimento que acabou descartando o que havia no interior do sistema, incluindo a amostra obtida. Com isso, foi possível “abrir o caminho” para uma nova tentativa.

Desafios à parte, a coleta de amostras do é um dos objetivos principais da missão do Perseverance e, se tudo correr bem, o material deverá ser trazido para a Terra no início da próxima década. Isso será feito através de uma missão conjunta, da NASA e da Agência Espacial Europeia.

Fonte: Via: Space.com